Descomplicar o mercado imobiliário

Em entrevista à Revista Business Portugal, José Ramos Duarte, CEO da keezag, dá-nos a conhecer uma plataforma pioneira em Portugal, que disponibiliza um serviço inovador e personalizado, através da tecnologia. Com a promessa de revolucionar e descomplicar o mercado imobiliário a nível mundial, a plataforma prepara-se para dar o salto para a internacionalização.

 

José Ramos Duarte, CEO

Começo por pedir que nos explique o conceito da keezag e com que intuito foi criada.

A keezag é uma empresa de tecnologia voltada para o mercado imobiliário que tem uma missão muito simples: descomplicar a experiência de quem precisa comprar, vender ou alugar um imóvel. Todos sabem que comprar ou vender uma casa é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa e, muitas vezes, essa é uma má experiência, demorada, cheia de frustrações para o proprietário. Eu passei por isso, quando precisei vender a minha casa. Percebi que o modelo de compra e venda de imóveis precisava passar por uma grande revolução e assim nasceu a keezag. Pesquisámos profundamente o mercado. Descobrimos que o proprietário não deseja vender a casa sozinho, mas quer ter a segurança de que terá um bom consultor nessa jornada. Já o consultor deseja reduzir tempo e custos de angariação. A primeira solução da keezag é o keeselect, que conecta o proprietário ao consultor imobiliário mais qualificado. Tudo on-line, sem sair de casa e com a ajuda da tecnologia e de parâmetros claros de qualificação.

 

E como funciona a plataforma, para proprietários e para consultores imobiliários?

Primeiro, o proprietário regista gratuitamente a casa na keezag.com. Nesse momento, os consultores inscritos na plataforma são informados que um imóvel novo está disponível. Tudo em tempo real e direcionado para suas regiões de interesse. A partir desse momento, o consultor tem sete dias para apresentar um plano de vendas, que deve incluir serviços oferecidos, tempo de exclusividade sugerido, preço do imóvel, comissão de vendas, além de informações pessoais como o tempo de experiência e performance comercial. Com as propostas na mão, o proprietário escolhe o consultor com a qualificação ideal para suas necessidades. O consultor escolhido ganha a exclusividade sobre o imóvel e, para isso, paga à keezag uma taxa que equivale a um pequeno percentual (média de 4 por cento) que incide sobre o valor da comissão sugerida por ele. Um processo simples, rápido, transparente e confiável para todas as partes.

 

Que benefícios é que a keezag traz para os seus diferentes utilizadores?

Um dos propósitos da keezag é devolver o poder de escolha e negociação ao proprietário. Com a ferramenta keeselect, o proprietário escolhe o consultor qualificado que melhor corresponde às suas expectativas e também consegue validar o preço da propriedade. Para o consultor, a ferramenta ajuda a dinamizar o processo de angariação. Outro importante diferencial da keezag é a qualificação. Nós criámos um algoritmo para medir a qualidade de cada consultor. Esse algoritmo leva em conta o histórico de vendas, a área de atuação e até características pessoais para construir a avaliação individual de cada consultor. E isso é uma excelente propaganda para o consultor imobiliário de alta performance e um ótimo instrumento de decisão para o proprietário. Por fim, a keezag é uma excelente ferramenta para o atual momento, em que as pessoas estão a evitar o contato pessoal. Poderem resolver tudo num ambiente virtual, sem precisar sair de casa, é muito útil para proprietários e consultores.

 

Quais acredita serem as mais-valias que acrescentam ao sector imobiliário?

O mercado imobiliário movimenta nove trilhões de dólares/ano. É um mercado gigantesco e vai passar por uma grande transformação nos próximos anos. E essa revolução está ainda no início. O keeselect é apenas a primeira de várias soluções que a keezag vai oferecer para o mercado mundial. Ainda este ano, vamos lançar o keevisit, uma solução para visitas autónomas a imóveis. A keezag também se prepara para a internacionalização da plataforma. De Portugal para o mundo. E o Brasil será a nossa próxima paragem.

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