Decisões e Soluções Lourinhã e Caldas da Rainha: A sua agência com soluções 360º

Quis o destino que os caminhos de Filomena Esteves e Carlos Guerra se cruzassem em 2015. Ela, formada em Gestão, integrava desde 2013 a maior rede de Intermediação de Crédito e Consultoria Imobiliária a atuar em Portugal. Ele, com mais de 20 anos de experiência no setor bancário, abraçou o desafio mais tarde, decorria o ano de 2014. Ambos integravam a agência Decisões e Soluções – Torres Vedras e foi aí que a sinergia entre os dois começou. Hoje são o rosto por detrás da Decisões e Soluções – Lourinhã e Caldas da Rainha. Uma história de empreendedorismo e sucesso que vale a pena conhecer nesta edição da Revista Business Portugal.

A vossa sinergia começou na agência de Torres Vedras, onde estavam inicialmente localizados. O que vos motivou a apostar na Lourinhã e a abrir esta loja, em 2018?
Carlos Guerra: A nossa mudança prendeu-se, essencialmente, por conhecermos melhor as pessoas daqui. Torres Vedras era um mercado em que não éramos conhecidos e onde não conhecíamos as pessoas tão bem. Para além disso, este mercado era muito apetecível para nós. Somos de cá, a maioria dos nossos consultores também já eram daqui da zona e quando se falou na possível mudança, todos estiveram de acordo. A verdade é que já havia mais negócio aqui do que lá, por isso, a nossa mudança foi muito rápida e acabamos por abrir portas em abril de 2018.

Que balanço é possível fazer deste ano e meio de negócio?
C. G.: As coisas têm corrido muito bem. O salto de lá para cá foi, para nós, quase como renascer. O negócio melhorou imenso. Este negócio vive de pessoas e o facto de os nossos consultores serem conhecidos e reconhecidos na zona atrai mais clientes. Sem dúvida que foi uma aposta ganha, daí estarmos aqui há tão pouco tempo e já estarmos a pensar dar o salto para Caldas da Rainha.

A abertura deste novo espaço nas Caldas da Rainha sempre esteve nos vossos planos? O que vos levou a dar este passo?
Filomena Esteves: Há um ano que temos uma equipa lá a trabalhar. Tínhamos um espaço físico alugado, que proporcionamos à equipa para poder trabalhar e receber clientes. Não era um espaço efetivado, porque antes de avançarmos para a abertura de um espaço nosso queríamos saber qual seria a resposta do mercado, ou seja, antes de darmos esse passo queríamos estar seguros de que ia funcionar. Visto que estava a correr tudo muito bem, surgiu a ideia de abrir uma Decisões e Soluções – Caldas da Rainha. Colocámos esse desafio a um elemento da equipa, que vai ser o nosso braço direito nas Caldas da Rainha, e que se disponibilizou a trabalhar connosco e a entrar neste projeto. Encontrámos uma loja que, para nós, é muito bem localizada e que está pronta para abrir portas, oficialmente, no final de outubro.

A Decisões e Soluções – Lourinhã tem um conceito 360º, prestando um serviço mais completo. É esta uma das vossas mais-valias?
F. E.: Nós aqui, no conceito 360º, trabalhamos em simultâneo as cinco áreas que a marca nos permite: construção de imóveis, mediação de obras, mediação imobiliária e de seguros e intermediação de crédito. Atualmente, já somos intermediários de crédito vinculados, por parte do Banco de Portugal, e isso permite-nos movimentar no mercado mais à vontade, para além de que nos permite oferecer ao nosso cliente um pacote de soluções mais ajustadas face àquilo que necessita. Procuramos sempre saber quais são as necessidades do cliente e então, depois, enquadrá-las na área que nós temos para trabalhar. Estas cinco áreas que trabalhamos, e que nos permitem apresentar as melhores soluções de mercado de acordo com as reais necessidades e objetivos dos clientes, são sem dúvida a nossa grande mais-valia e um diferencial para nós.

Em termos de mediação imobiliária, a ação da Decisões e Soluções – Lourinhã não se limita a uma área geográfica. Esta é também uma das vossas mais-valias?
C. G.: Não temos uma área geográfica limitada e sem dúvida que isso é uma enorme mais-valia para nós, uma vez que, podemos ir de norte a sul do país. Já nos aconteceu ter um cliente daqui da zona, que tinha um imóvel no Algarve para vender. Como a rede tem mais de 100 agências abertas por todo o país, torna-se possível criar sinergias com outras agências. Nestas situações, apesar do produto ser nosso, escolhemos a agência geograficamente mais próxima do imóvel e trabalhamos em parceria com ela. Neste caso específico nós tivemos a angariação do produto e eles é que promoveram a venda, mas também pode acontecer o inverso. Esta forma de trabalhar torna tudo mais fácil e permite-nos, em conjunto, dar uma resposta mais eficaz ao cliente.

Num mercado cada vez mais competitivo de que forma a vossa agência se diferencia?
C. G.: A ideia é sermos como o médico de família e acompanhar o cliente. Nem que seja apenas para pedir um conselho, o cliente pode cá vir e nós ajudámo-lo, gratuitamente.
A verdade é que trabalhamos muito por referenciação e isso só é possível porque prestamos um bom serviço a quem nos procura. Aqui, na Decisões e Soluções – Lourinhã, sabemos que o pós-venda é muito importante, sabemos a importância de acompanhar o cliente. Nós não estamos aqui apenas hoje. Estamos aqui todos os dias, para os servir da melhor forma possível. Por isso, é que é tão importante que os nossos consultores percebam a importância dos clientes e prestem um serviço completo e de excelência em todas as fases.

Passar para os vossos consultores essa forma de estar no mercado é fundamental?
F. E.: Sim, sem dúvida. Aqui, apostamos muito na formação dos nossos consultores. Temos a formação que é facultada na agência a todos os consultores quando entram no projeto, para perceberem qual é a dinâmica que nós, Decisões e Soluções – Lourinhã, temos, mas depois também temos a formação facultada pelo master. Para além de termos um formador excelente da parte imobiliária, também temos formações com parceiros da parte de intermediação de crédito, para sabermos o que é que eles estão a ofertar ao mercado, e o mesmo acontece também nas outras áreas de negócio.
A verdade é que a formação que é ofertada aos consultores que vêm trabalhar connosco é enorme. Às vezes, em tom de brincadeira, dizemos que somos uma escola de formação, porque a nossa formação é diária e todas as dúvidas dos nossos consultores são esclarecidas na hora.

Atualmente têm uma equipa composta por quantos consultores?
F. E.: Tanto eu como o Carlos pensamos que aqui somos um todo. O que nós estamos a proporcionar neste momento aos nossos consultores, no fundo, são dois espaços físicos para trabalhar, porque, no fundo, somos um só. Dois espaços físicos disponíveis para todos os nossos consultores, seja que horas e dias da semana forem. As portas dos nossos dois espaços estão abertas para os cerca de 16 colaboradores que temos, independentemente da sua localização, porque, tal como defendemos, somos um todo.

Para o futuro o que podemos esperar da Decisões e Soluções – Lourinhã e Caldas da Rainha?
F. E.: Crescer está no nosso ADN e as pessoas quando deixam de ter objetivos, acomodam-se. Não é isso que pretendemos. Após termos a equipa da Decisões e Soluções – Caldas da Rainha consolidada, pensaremos noutro passo. Agora, o principal objetivo é consolidar a equipa das Caldas da Rainha e aumentar as equipas de ambos espaços. Queremos uma equipa coesa e forte.
C. G.: Aliás, estamos agora em fase de recrutamento. Para nós o recrutamento tem que estar sempre na primeira linha e, por isso, estamos, neste momento, a recrutar novos profissionais para integrar a nossa equipa.

 

 

You may also like...