Decisões e Soluções Lagoa: Quando se procuram soluções à medida do cliente

A Decisões e Soluções é uma empresa de consultoria imobiliária, que já conta com vários anos de história. O empreendedorismo é uma forte aposta, sendo que é prestado um serviço de aconselhamento personalizado e independente, a particulares e empresas. A Revista Business Portugal esteve com Rui Oliveira, proprietário das agências de Lagoa (na qual é diretor) e de Faro (diretora Patrícia Lopes) e que nos explicou que apresentam soluções a nível de compra, venda e arrendamento de imóveis, bem como ao nível do crédito bancário, seguros, obras, remodelação e construção de casas. Para que possam prestar um serviço de excelência aos seus clientes, têm ainda protocolos com as principais instituições bancárias, financeiras e seguradoras do país.

A origem do negócio
A Decisões e Soluções foi criada em 2003. Neste momento, a empresa é a maior rede de consultoria imobiliária e de intermediação de crédito a atuar em Portugal. Com uma rede de cerca de 100 agências a nível nacional e mais de 300.000 clientes por todo o país, esta empresa pretende prestar um serviço exemplar aos seus clientes e preocupa-se com a responsabilidade social, tendo-se já associado a associações e promovendo ações de voluntariado junto dos seus colaboradores e tendo sempre presente a necessidade de gerar vários postos de trabalho.
A título pessoal, Rui Oliveira confessou que desconhecia o modelo de negócio praticado pela empresa: “foi um projeto cujo modelo não conhecia. Quando percebi o conceito, baseado na ideia de criação do próprio emprego, decidi avançar. Eu vinha da Banca, onde tinha sido gerente durante muitos anos e tinha uma boa base de clientes a quem podia melhorar as condições de crédito, através da entrada neste projeto, e foi com eles que comecei. Quando abrimos as portas já tínhamos clientes e referências. Entrámos no mercado muito bem”. No ano passado, mudaram de instalações e abriram a loja de Faro que, segundo o mesmo, “está a trabalhar bem”. A Decisões e Soluções é uma empresa que atua em várias áreas de negócio: “logicamente começamos com consultoria financeira, sendo a maior a nível nacional. Depois, temos a parte dos seguros e em 2012 foi criada a parte da imobiliária ”. A grande prioridade da empresa passa sempre por ajudar da melhor forma o cliente: “é para solucionar a vida do cliente que nós estamos cá”.

“Somos, no global, a terceira melhor agência de sempre da rede DS nos 15 anos de existência”
É política da empresa, assegurar todo e o melhor acompanhamento na escolha e seleção do imóvel que o cliente procura, através de uma equipa de profissionais qualificados, para continuar a ser reconhecida e ser uma empresa em quem os clientes confiam. A equipa de Rui Oliveira, que foi pessoalmente reconhecido com o Prémio Carreira 2015 e ganhou o troféu de mérito e excelência, (salientando também o excelente trabalho da Patrícia Lopes ao longo dos últimos sete anos) é dona de um palmarés invejável, que já conta com diversos prémios até à data: “felizmente, tem corrido bem. A marca também nos tem proporcionado essa oportunidade e é importante referir isso”. Este ano, a loja de Lagoa celebra 10 anos de atividade e Rui Oliveira faz um balanço positivo: “tem sido gratificante, temos sido uma loja de referência. Ao longo destes 10 anos de trabalho, temos 74 prémios, diretos da Decisões e Soluções, sem contar com os prémios atribuídos pelos nossos parceiros, nas áreas da Banca e dos seguros. Tem sido muito bom”. Em 2016 fizeram ‘o pleno’: “Recebemos os três prémios, nas principais áreas de atuação da empresa, nomeadamente Melhor Agência de Faturação, Melhor Agência Imobiliária e Melhor Agência de Consultoria Financeira, a nível nacional”.

O cliente como foco principal
Rui Oliveira revela que tem uma maneira de trabalhar diferenciada: “analiso tudo primeiro. Fazemos a triagem e verificamos se há condições no processo, para depois poder encaminhá-lo para o crédito bancário. Se não houver condições, informamos logo o cliente”. Esta transparência e sinceridade com o cliente é uma mais-valia e, acrescenta, “a verdade é que graças a isso temos 93 por cento de taxa de aprovação junto da Banca”. Para Rui Oliveira, nesta área não vale tudo: “por exemplo, no que diz respeito à parte imobiliária, a instrução que temos dado aos nossos clientes é que após uma chamada não vamos a correr fazer visitas, temos que fazer a triagem financeira. Eu não posso mostrar um apartamento de 230 mil euros a quem só pode pagar 100 mil”. Confessa que nem sempre acertam nas triagens, mas, como o próprio indica: “só não comete erros quem não trabalha”.

As flutuações do mercado
Este é um tipo de mercado que oscila e muda de cenário várias vezes, razão pela qual é importante consultar sempre um profissional. Segundo Rui Oliveira: “atualmente, é uma boa altura para vender. No entanto, quem vai comprar precisa de ter maior atenção. Nós não angariamos imóveis fora de preço, porque não vai valer a pena e é melhor não ter um produto do que o ter e não o conseguir vender”. Numa altura em que se fala em grande especulação imobiliária em algumas regiões do país, Rui Oliveira afirma que “o que se verifica é que alguns preços praticados não correspondem à qualidade do imóvel. Em algumas regiões, o mercado terá de se reajustar”. Rui Oliveira defende a ideia de que “o cliente fica sempre melhor servido com a compra, mas há pessoas que preferem arrendar, ou porque não conseguem pagar ou por opção própria”.

O recurso ao crédito
A Decisões e Soluções é, também, a maior rede de intermediação de crédito do país. Com uma experiência de 15 anos no mercado, conta com uma equipa de profissionais qualificados que prestam todo o tipo de operações de crédito bancário.
Rui Oliveira alerta para o facto de, na sociedade portuguesa, estar novamente a aumentar o regresso ao crédito e explica que tal solução só deve ser utilizada quando as pessoas estão seguras da sua opção: “Ainda assim, para ajudar a combater soluções desmedidas, os bancos já criaram e reforçaram alguns mecanismos de controlo, que ajudam a compreender melhor a realidade financeira de cada um e a consciencializar o cliente para a decisão que está prestes a tomar”.
O balanço do trabalho desenvolvido pela equipa de Rui Oliveira até aqui é positivo, sendo que este afirma que a agência de Lagoa foi um projeto ganho. No entanto, apesar do trabalho estar a correr pelo melhor, é necessário manter-se sempre o ritmo e não se deixar acomodar: “a minha experiência comprova que um cliente satisfeito trás dois, um insatisfeito leva sete. Queremos garantir que continuamos como até aqui – a ser recomendados pelos próprios clientes”.

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