De Ponte de Lima para o Mundo

Um exemplo a seguir, no seio do tecido empresarial dedicado à concessão de serviços especializados, técnicos e científicos, a JFA foi agraciada com o galardão de empresa PME Excelência, na categoria de “MAIS EMPREGO”, no passado dia 20 de Fevereiro, pelo IAPMEI.

 

Com presença no mercado desde 2002, a JFA é uma empresa de referência no setor dos projetos de engenharia, que aposta na qualidade e rapidez dos seus serviços, afirmando-se como uma empresa de vanguarda. Em entrevista à Revista Business Portugal, o proprietário e fundador, José Ferraz, falou da génese da empresa, dos objetivos, projetos e do seu posicionamento no mercado. O espírito empreendedor e visão estratégica do empresário levou-o a ‘construir’ a JFA – José Ferraz & Associados – Serviços de Engenharia e Consultoria. Embora a sua origem esteja na engenharia de estruturas, a JFA é hoje uma empresa multidisciplinar, que tem como principal desiderato, no âmbito duma prestação integrada de serviços, elaborar projetos de qualidade em prazos ambiciosos, garante o empresário e “engenheiro por paixão”.

Sediada em Ponte de Lima, mas com forte capacidade de crescimento e expansão, a JFA estendeu a sua esfera de influência e, atualmente tem escritório na Rua Oliveira Monteiro, no coração do Porto, numa aparente casa residencial, remodelada à imagem da empresa.

 

Posicionamento no mercado nacional e internacional

Com um posicionamento empresarial de excelência, a JFA engenharia orgulha-se de contribuir para o sucesso de diversos projetos de grande exigência e visibilidade pública. De resto, a principal aspiração da JFA engenharia é o sucesso global dos projetos em que participa. Direcionando toda a sua intervenção, no sentido de conceber projetos integrados e corporizáveis dentro dos critérios económicos e de programa definido pelo cliente, a criatividade e inovação são fatores determinantes na busca permanente de excelência técnica.

Com apenas três anos de presença no mercado, a JFA começou, em 2005, um processo de internacionalização que faz desta empresa uma referência na elaboração de projetos de engenharia também fora de portas. Na internacionalização, a JFA mostra uma grande abertura à criação de parcerias, uma postura empresarial baseada na entreajuda e na promoção das valências técnicas dos profissionais portugueses no estrangeiro.

Atualmente, a JFA atua em mercados como o de Angola, Qatar, Argélia, Brasil, República da Gâmbia, entre outros. Nestes países, a JFA é projetista de hospitais, hotéis, redes viárias, parques de estacionamento, metropolitano, equipamentos desportivos, entre outras infra-estruturas. Na Argélia, a empresa limiana tem, uma média de 18 colaboradores em permanência, ao longo dos últimos quatro anos. Uma organização que depreende a capacidade de resiliência daqueles que trabalham para o crescimento da empresa e que implica um cuidado e minucioso estudo de mercado. Para facilitar e garantir a qualidade do edificado, é realizado um acompanhamento constante e diário das obras projectadas pela JFA. Nas palavras de José Ferraz, esta investida resume-se a “uma insistência, muito forte, em querer fazer.” O empresário limiano explica que, neste sentido, as embaixadas portuguesas têm um “papel importantíssimo na internacionalização das empresas nacionais”.

 

Uma Equipa Multidisciplinar

São resultado do trabalho desenvolvido pela JFA, projetos inspiradores que têm como base uma equipa formada por profissionais atentos às necessidades dos clientes. Como fruto das exigências do mercado e das ambições daquele que é o fundador da empresa, José Ferraz, a JFA é, actualmente, capaz de dar resposta a todas as especialidades intrínsecas à elaboração de um projeto. Uma equipa de trabalho que prima pela multidisciplinariedade, experiência, dinamismo, profissionalismo e excelência são o sustentáculo do sucesso da JFA.

“Trabalhar com o coração e com alma” é o lema que propícia a partilha de dificuldades e alegrias entre os elementos da JFA. Uma empresa que possibilita lugar para a auto-satisfação de todos os profissionais, indivíduos reconhecidos pela excelência e rigor com que presenteiam o mercado e que, acima de tudo, se distinguem pelo carácter e honestidade que demostram.

Na contratação, José Ferraz garante: “Nunca contratei ninguém por currículo.” O equilíbrio entre a capacidade técnica e a pessoa é essencial. O colaborador da JFA deve primar pela entreajuda e a empatia. Não existe espaço para a competição. Aos jovens é oferecida a oportunidade de aprender e crescer enquanto profissionais, fazendo-se um aproveitamento da inovação e energia que deles emana. Aos que têm mais experiência é garantida a possibilidade de auto-satisfação profissional e permanente instigação técnica. José Ferraz afirma: “Esta empresa não recruta ninguém por currículo ou por idade…tanto mais vale a pessoa, quanto a experiência que tem e a honestidade que demonstra.” Desta forma, a inovação e a qualidade são vistas pela JFA como meios de proporcionar oportunidades de aprendizagem e de realização profissional.

 

Ouvir, Pensar e Resolver

Assumindo-se uma empresa dotada de uma equipa de especialistas capazes de responder às exigências do mercado, a JFA foi “construída à minha imagem e focada nas ambições do cliente”. A relação de proximidade entre clientes e projetistas é fundamental para que haja garantia de que o projeto é entregue em papel e concretizado em obra, dentro dos parâmetros económicos definidos pelo promotor. Neste sentido, José Ferraz garante: “Não sai nada desta empresa sem que tenhamos a absoluta certeza que será a melhor solução para o cliente.”

Ao desenvolver um projeto, a JFA aposta na segurança e na garantia de uma comunicação contínua entre cliente e projetista, trabalhando com uma filosofia clara: ouvir, pensar e resolver.

Ouvir as necessidades, questões e preocupações do cliente. Pensar em soluções pertinentes que se traduzam na melhor solução de projeto. Resolver todas as questões impostas pelos clientes com a apresentação de respostas inovadoras e rigorosas.

 

Um Vasto Portfólio de Projetos

Do percurso da JFA consta uma história de obras e projetos que se tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos 15 anos, num registo que prima pelo detalhe técnico, a inovação, o rigor orçamental e a aposta constante na inovação. Uma empresa multidisciplinar por excelência, a José Ferraz & Associados – Serviços De Engenharia e Consultoria é capaz de elaborar vários tipos de projetos, no âmbito da engenharia.

 

Em cada cliente, um amigo

Fruto de uma enorme ambição em desenvolver projetos de excelência, a JFA é hoje a casa de uma equipa de indivíduos capazes e unidos. Profissionais dedicados a alcançar os objetivos traçados pelos clientes, garantindo uma atuação em conformidade com os compromissos assumidos e os contratos estabelecidos. O mote que se esconde por detrás desta laboração é, segundo José Ferraz: “Em cada cliente, um amigo!”

Uma empresa com atuação mundial e com pretensões de se dar a conhecer ao mercado nacional, a JFA garante a qualidade dos serviços que faculta. Trata-se do equilibrio entre a satisfação do profissional e do cliente, fazendo-se, sempre, a adaptação do projeto ao cliente e, nunca, o contrário.

 

 

 

Mérito e Reconhecimento

Ávido defensor de Ponte de Lima e de Portugal, José Ferraz e Associados é hoje a entidade empregadora de 88 colaboradores: “O maior valor que temos são as pessoas que aqui trabalham”. Imbuídos numa atmosfera de abertura, confiança e entreajuda, todos os colaboradores da JFA são parte integrante da gestão e gradação da empresa. José Ferraz admite: “Sou apenas a cara da empresa, um simples colaborador”. Neste sentido, em entrevista, José Ferraz revela que “sem os colaboradores, a JFA nunca seria uma empresa de referência!”

Uma empresa que reconhece e valoriza a qualidade e profissionalismo dos colaboradores e que, por isso, mereceu a distinção atribuída pelo IAPMEI, no passado dia 20 de Fevereiro, de empresa PME Excelência, na categoria de “Mais Emprego.” Um selo que distingue a solidez e o desempenho económico-financeiro das empresas em relação à sua envolvente. A JFA foi galardoada, dentro de um universo de duas mil empresas, pela forma como cria condições de trabalho atrativas para os colaboradores. O empreendedor acrescenta, neste sentido, que “o volume e a partilha de conhecimentos só são possíveis com criação de emprego”.

A par desta distinção, a JFA foi distinguida com um Reconhecimento de Mérito Empresarial no Alto Minho em 2015 pela importância do seu contributo para a economia e desenvolvimento do país. Por outro lado, foi distinguida com o Prémio “Maior Crescimento” como a empresa com maior crescimento de volume de negócios das PME Líder 2015 da região do Alto Minho e foi prestigiada com os galardões PME Líder e PME Excelência, nos últimos três anos consecutivos.

 

 

 

 

You may also like...