Da Feira dos Frutos Secos ao Arraial do Petisco

Alcantarilha e Pêra formam uma União de Freguesias dinâmica e rica em eventos e atividades. Forte, também, na produção da laranja, este aglomerado populacional é presidido por João Santos.

Alcantarilha tem história nos frutos secos, uma vez que, em tempos, exportava em grande escala figo para o Canadá. Por outro lado, Pêra sempre se assumiu como uma freguesia mais piscatória e turística, devido à sua localização junto ao mar.
Aqui a produção de citrinos tem bastante expressão, uma vez que são mais de 500 o número de hectares dedicados a esta atividade. A juntar a tudo isto, temos nesta União de Freguesias, um dos principais campos de golfe do Algarve, bem como o parque aquático Aqualand e o património religioso. A capela-mor da Igreja Matriz de Alcantarilha, de estilo Manuelino, é uma das fortes atrações, passando pela Capela dos Ossos e as muralhas envolventes da freguesia de Alcantarilha. Recentemente restaurada, a Igreja Matriz de Pêra representa um ponto alto de visitação turística. Atualmente, muitas são as razões que levam as pessoas a visitar estas freguesias, no entanto, salientam-se a Feira dos Frutos Secos, realizada em Alcantarilha no mês de setembro – onde são promovidos os produtos locais, desde a laranja ao fruto seco e às compotas – e o Arraial do Petisco, realizado no final do mês de julho e início de agosto em Pêra.

You may also like...