Curtumes Fonte Velha: “Nobre e inspirador”, assim é o curtume vegetal

JOAQUIM FRANCISCO INÁCIO,SUCESSORES, SA-CURTUMES FONTE VELHA é uma empresa de base familiar fundada em 1933 por Joaquim Francisco Inácio. A sua gestão e administração foram, após o seu prematuro falecimento, asseguradas primeiramente pela sua mulher e sucessivamente pelo seu pelo seu filho. Assim se chegou aos dias de hoje em que a empresa assume a forma de Sociedade Anónima, com a entrada no seu capital de duas entidades com fortíssima presença na fabricação de produtos “curtume vegetal”.

Curtume Vegetal

O ‘curtume vegetal’, utilizando produtos oriundos do reino vegetal, recicláveis pela natureza promovem economia de recursos, hoje, fatores determinantes da atividade humana que se quer ambientalmente sustentável. Tratando-se de um processo eminentemente natural com uso de estratos vegetais o ‘curtume vegetal’ produz, nas palavras do administrador, artigos de grande beleza com singular e inigualável conotação vintage.

Com o decorrer das mais de oito décadas da sua existência a empresa conquistou, nos mercados interno e de exportação um lugar de alto reconhecimento da qualidade dos seus produtos. É nas indústrias de selaria e correaria, marroquinaria e acessórios, calçado, mobiliário e projetos de arquitetura que encontram os seus maiores clientes. “Nobre e inspirador” é assim que definem o produto de que tanto se orgulham. Para além de se sentirem concretizados por conquistarem estes clientes consideram também que a utilização dos seus produtos são também uma mais-valia para o cliente e para o consumidor geral. Para além de ser um produto já usado a nível nacional, é no mercado internacional que a focam a sua produção. “Cerca de 90 por cento da nossa produção é para exportação. Estamos presentes na Europa, no norte de África e nos Estados Unidos da América”, explica. Para além de produzirem para estes recebem também visitas de todos os cantos do mundo para apresentarem os produtos, a empresa e a região, sendo assim, uma empresa que dinamiza a economia local.

O produto é desenvolvido por 36 colaboradores especializados e em constante formação para o tornar, a cada dia, mais amigo do ambiente. “Trata-se de um processo de fabrico, que dispensa a utilização de metais pesados. Este aspeto é fundamental, uma vez que sustenta o slogan Eco-Friendly”, afirma.

As vantagens que assinala são as de “um impacto significativamente menor nos efluentes líquidos; a possibilidade de reutilização dos resíduos sólidos na produção de cosméticos e fertilizantes; e ainda, a utilização de acabamentos muito naturais de base aquosa”. Para além destas é um produto transpirável, ou seja, com grande capacidade de absorção e libertação de humanidade, uma mais-valia para o setor do calçado. Um produto antisséptico com poderes antioxidantes e antibacterianos. É um produto com grande durabilidade “possuindo um charme que perdura ao longo dos tempos, envelhecendo com crescente beleza, numa palete de tons mornos e transparentes, absorvendo os traços da nossa personalidade e da nossa vivência, evidenciando o produto natural que temos perante nós”. No final da utilização é um produto biodegradável o que vem consolidar todas as vantagens.

Concorrência e diferenciação

“A nossa concorrência é global, assim como em todos os setores. Há sempre alguém em qualquer lugar do mundo que concorre connosco. Nós diferenciamo-nos porque procuramos sempre aperfeiçoar os nossos métodos e esperamos sempre alcançar o sucesso”, afirma Joaquim Inácio. O objetivo é que o produto seja mais perfeito, com mais qualidade e cada vez mais ecológico, facto muito valorizado nos dias de hoje e criar uma harmonia entre a sustentabilidade económica e a ambiental que permitam o crescimento da empresa.

Mensagem

“Podem contar com o nosso empenho permanente para melhorar o nosso produto e a prestação dos nossos serviços. Esta mensagem de compromisso é a melhor que podemos deixar. Essa e a garantia de continuarmos preocupados com a sustentabilidade ambiental”, remata.

You may also like...