CR2: Construção e Renovação: quando um cliente se torna num amigo

A imagem de marca da CR2, pertencente à empresa Antão & Ribeiro, Lda., surge em 2015. A marca surge como uma necessidade de alargar, ainda mais, a oferta de serviços de qualidade e excelência no setor da Construção e Remodelação, sem esquecer a sublimidade dos serviços de acabamentos. Neste seguimento, a CR2 oferece serviços em gesso cartonado, estuque, pintura, construção completa e remodelação/renovação de obras.
CR2 já conta com um vasto portfólio, destacando obras de referência como a Confeitaria LX na Avenida de Roma, em Lisboa; a sala de conferência do Vitória Futebol Club e várias obras no Estádio do Bonfim. Os atuais sócios da empresa, que estão emocionalmente ligados ao futebol, contam que as obras relacionadas ao desporto acrescentam sempre um valor sentimental ao trabalho realizado.
A história da empresa começara já em 1971 e em nome individual de Manuel Ribeiro, dedicado apenas a estuques e pinturas. A empresa que sempre apostou em serviços de excelência e parceiros das melhores construtoras civis no distrito de Setúbal não parou de aumentar desde então.
De 2000 até 2015 a empresa era denominada de Antão & Ribeiro, Lda., composta por dois sócios, Manuel e Carlos Ribeiro (pai e filho). Nessa altura a empresa apresentava um leque muito maior de serviços ao dispor dos seus clientes.
Carlos Ribeiro conta que a sua entrada no negócio do pai foi uma boa aposta: “Fui jogador profissional de futebol, mas sempre estive presente no negócio do meu pai no meu tempo livre. Em 2000 deixei o futebol e dediquei-me por completo a este setor. Decidi seguir o mesmo ramo, primeiro porque já tinha experiência e depois porque o futebol a partir de certa altura deixa de ser viável”.
2015 foi o ano em que a empresa mudou por completo com a saída de um sócio, a entrada de um novo e com a imagem da empresa renovada: “Há cerca de dois anos, o Luís, meu filho, terminou a formação em engenharia civil, o meu pai reformou-se e ele veio quase substituir o seu lugar. Nessa altura também houve investimento na aquisição de colaboradores especializados dentro do setor da construção civil”. Carlos Ribeiro acrescentou ainda que “Na época, a nossa empresa passou a ter uma marca registada. O nome CR2 é baseado em inúmeros fatores, podem representar as minhas iniciais Carlos Ribeiro e jogava com a camisola número 2. Também representa a área do nosso negócio, Construção e Renovação com o número 2 que representa os dois sócios, eu e o meu filho”.
CR2 sobreviveu à crise instalada no país, numa altura em que a construção civil se encontrava abalada, Carlos Ribeiro explica o segredo para o sucesso: “Na época da crise focámo-nos principalmente na formação dos nossos colaboradores, quando se pretende sobreviver numa altura em que a construção nova cai a pique, o importante é apostar na qualidade dos serviços, mantendo o bom nome da nossa empresa no mercado. Nós felizmente nunca sentimos a crise, conseguimos ultrapassá-la sem grandes complicações. Mas nos últimos anos sentiu-se realmente um crescimento exponencial e espero que pelo menos o mercado se mantenha assim por muito tempo, mas também estamos preparados para uma eventual estagnação do setor”, contou o administrador.
A CR2 além de produzir para o consumidor final é requisitada por empresas reconhecidas no setor da construção civil no distrito de Setúbal: “Não consideramos esses grupos como concorrência, há imenso trabalho para todas as empresas e no fundo até acabamos por ajudar empresas que não conseguem responder de forma imediata às necessidades do mercado”.
Os atuais sócios, pai e filho, não deixam de relembrar o avô que iniciou a empresa familiar bem enraizada no distrito de Setúbal. Carlos e Luís Ribeiro garantem seguir o projeto com toda a dedicação e amor continuando o trabalho também numa espécie de homenagem a Manuel Ribeiro.