Coruche: Património natural e cultural

Em entrevista à Revista Business Portugal, o presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, fala-nos deste pedaço de terra, património natural e cultural, e de como os coruchenses reagiram à pandemia.

 

Francisco Oliveira, Presidente

Que estratégia foi adotada pelo Município para o sucesso na batalha contra a Covid-19?
Tem sido, sobretudo, a atitude do povo coruchense que tem permitido controlar a pandemia no nosso concelho. A estratégia do Município tem passado por uma forte campanha de sensibilização junto da população, salientando e reforçando as medidas que cada um deve adotar para minimizar os efeitos de contágio. Por outro lado, a estreita colaboração com todos os atores na área da saúde e da proteção civil tem permitido um relativo controlo da pandemia.

 

Que medidas de apoio e incentivos foram dadas às empresas da região?
A partir do momento em que foi decretado estado de emergência, definimos um conjunto de medidas de apoio, de modo a minimizar o impacto que a pandemia teve e terá na atividade económica. Desde logo, procedemos à suspensão da cobrança de taxas de ocupação de espaço público e publicidade do ano de 2020 e à suspensão da cobrança das taxas referentes às bancas, lojas do mercado municipal e dos lugares de terrado do mercado mensal. Para aqueles que dispõem de esplanadas, demos a possibilidade de alargar a sua área de implementação, sem qualquer custo adicional. Disponibilizamos, durante o estado de emergência, uma lista de estabelecimentos comerciais em funcionamento com serviços essenciais e em regime de take away/ entrega ao domicílio. Mas gostaria de destacar o programa de apoio municipal ao Comércio Local, “Lojas com Gente”, que permite obter um apoio financeiro até 2500€, para a requalificação e adaptação dos estabelecimentos comerciais e outro apoio financeiro de apoio à renda, 25 por cento do valor da renda durante seis meses para estabelecimentos existentes e para novos estabelecimentos o apoio será de 50 por cento do valor da renda. Este programa está a ser revisto, no sentido de incorporar novas atividades económicas, que não estavam previstas no regulamento inicial, dando assim a oportunidade à maioria dos agentes económicos de aceder a este apoio.

 

E que ajudas asseguraram às famílias de Coruche?
As ajudas que asseguramos às famílias de Coruche consubstanciaram-se, sobretudo, nas áreas da Educação e Ação Social, destacando desde já a isenção do pagamento dos serviços educativos municipais. Garantimos o serviço de refeições escolares a todas as crianças beneficiárias da ação social escolar, bem como o serviço de impressões a todos os alunos desde o pré-escolar até ao 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, como medida de apoio à aprendizagem, em regime não presencial. Adquirimos 150 computadores, pen’s drive e equipamentos móveis de serviço de internet, para ceder a título de empréstimo até ao final do ano letivo, a todos os alunos beneficiários de ação social escolar desde o 5.º ao 12.º ano.
Criámos a Creche e Escola de Acolhimento, para receber crianças cujos encarregados de educação integrem a condição de trabalhadores essenciais. Para além destas medidas específicas, gostaria de destacar os programas de apoio que o Município já disponibiliza às famílias, entre os quais o Programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos. Com o programa de apoio “Casas com Gente”, disponibilizamos ainda apoio ao arrendamento ou aquisição de habitação em Áreas de Reabilitação Urbana, sendo uma medida extraordinária de apoio às famílias, mas também à fixação de população nestas áreas. Saliento ainda o papel e o trabalho primordial que as IPSS têm tido junto da população mais idosa e que tem sido preponderante para assegurar qualidade de vida a esta franja da sociedade. Para o efeito, o Município apoiou financeiramente e logisticamente estas instituições que compõem a rede social do concelho.

 

Tendo em conta a proximidade territorial do concelho à Área Metropolitana de Lisboa, que está agora mais fustigada, Coruche não quer baixar a guarda. Que medidas estão a ser tomadas?

De facto, a proximidade à AML e o facto de termos muitos coruchenses a trabalhar nessa região, o que leva a movimentos pendulares regulares, é para nós uma preocupação, por isso procuramos estar atentos e em estreita e constante articulação com os serviços de saúde e segurança, de modo a minimizar qualquer efeito de contágio proveniente por esta via. Por exemplo, a proximidade à AML leva a que tenhamos, durante o verão, milhares de visitantes no nosso concelho, sobretudo nas Piscinas Municipais e, este ano, tivemos que limitar o acesso apenas a residentes no nosso concelho.

 

Fazendo Coruche parte da mítica Rota da Estrada Nacional 2, que motivos apresenta aos nossos leitores para não deixarem de fazer uma paragem por aqui?

Não faltam motivos para nos visitarem e o que diferencia e distingue Coruche é, sem dúvida alguma, o património natural e cultural. As cores do montado, os campos agrícolas da lezíria e do rio Sorraia, agora com uma margem esquerda totalmente requalificada, convida à fruição da natureza e à contemplação da nossa maravilhosa vila. Coruche é um vasto concelho onde se poderão perder nas amplas  áreas de montado de sobreiro e pinheiro, tendo como pano de fundo a planície agrícola do vale do rio Sorraia, de onde extraímos os aromas e sabores da cozinha tradicional coruchense, as carnes bravas de toiro e vitela, peixes do rio, arroz, pinhões e outros produtos da montado, os cogumelos e espargos, presentes em qualquer ementa da restauração coruchense. Pela vastidão do montado coruchense e pelo que representa para a economia local e nacional, deixamos ainda o convite para visitarem o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, edifício icónico.
Convidamos ainda a conhecer o artesanato que os artífices da região manufaturam e que se manifesta na cestaria em junco, finalista regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular, nos têxteis e nos trabalhos com cortiça e com barro, que poderá encontrar no nosso Posto de Turismo – Loja do Montado.
Deixo assim o convite para nos visitar, quer seja por terra, onde poderá encontrar condições excecionais para a prática do BTT, da caminhada ou do trail running; por água, onde poderá praticar canoagem e pesca; e por ar, onde poderá fazer uma viagem de balão, pois temos um dos melhores spot do país para a prática de balonismo.

You may also like...