Contingente de mais de 70 empresas representa Portugal nas duas principais Feiras de Mobiliário e Decoração em Espanha

Fileira Casa Portuguesa viaja até ao país vizinho, que representa 25% das exportações nacionais do cluster, para expor a oferta nacional na Intergift e na Feria Hábitat Valência

Num momento de clara retoma da dinâmica dos certames internacionais, o mês de setembro marca a atividade intensa de internacionalização da Fileira Casa Portuguesa. Entre os dias 14 e 18, as empresas portuguesas demonstram o seu valor em Madrid, que acolhe a Intergift. Já de 20 a 23, a Feria Hábitat, na cidade de Valência, estará igualmente repleta com as marcas de Portugal. No total, 71 empresas estarão no país vizinho, segundo mercado de exportação do cluster, com uma quota de 25%, a promover a qualidade distinta e complementaridade da oferta nacional.

É na capital do país que decorre, durante cinco dias, a Intergift, uma das mais emblemáticas feiras espanholas especializadas no mercado de decoração e presentes, que agrega centenas de empresas e milhares de visitantes. A vasta dimensão do certame desvenda um efeito potenciador para demonstrar o valor único da inovação e sustentabilidade dos participantes oriundos de Portugal, ao gerar conexões valiosas e potencializar os contactos com intervenientes de âmbito global.

Após este evento, realiza-se a Feria Hábitat Valência, num ano em que a cidade ostenta a posição de Capital Mundial do Design. Assim, este é considerado um momento-chave para revelar aos principais líderes e agentes dos diferentes setores os aspetos diferenciadores que caracterizam os produtos “Made in Portugal”. Como uma prestigiada feira internacional de móveis, iluminação e decoração, a organização antecipa que este certame represente a melhor feira internacional centrada no design que já existiu na cidade.

Joaquim Carneiro, presidente da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins), que coordena a participação nacional em ambos os eventos, realça que “é notável a forma como, após dois anos condicionadas pela pandemia, as empresas da Fileira Casa Portuguesa regressam aos palcos internacionais, marcando presença consecutiva nas mais reputadas feiras mundiais”.

O presidente da APIMA acrescenta que “o caso de Espanha é de particular importância para as marcas nacionais, por representar o segundo maior mercado de exportações, com uma quota de 25%. Após um primeiro semestre extremamente positivo, no qual se registou um volume de exportações de aproximadamente 250 milhões de euros para este país, a presença portuguesa na Intergift e na Feria Hábitat reforça a possibilidade de concretizar novas oportunidades de negócio e manter o excelente ritmo de crescimento deste mercado”.

A Fileira Casa Portuguesa é constituída por mais de 7 500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho e um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros. Os diversos setores que a integram são responsáveis por cerca de 4,5% do total de exportações da economia nacional.

 

You may also like...