Complot architecture, retail & interior design

Complot Studio, sediado no Porto, surgiu na consequência da colaboração que Miguel César Pereira e Vera Pereira Lopes têm vindo a realizar na área da arquitectura, retail e design de interiores. Dois anos após a criação deste atelier, a dupla prepara-se para inaugurar o seu mais recente projecto – Métier Boutique Hotel.

Após 10 anos de trabalho em conjunto, em 2017, decidiram iniciar-se a solo, numa dupla que se distingue pelo entusiasmo na forma como acompanha cada projeto que lhe é entregue: “Achámos que era o momento oportuno para começarmos a trabalhar em conjunto, na expansão da nossa linguagem e criatividade”, começou por nos explicar Vera Pereira Lopes.
Com foco na concepção e organização espacial, a Complot proporciona um serviço multidisciplinar: “desenvolvemos um trabalho do início ao fim, tanto em arquitectura – concepção e organização espacial – como no detalhe – materiais, mobiliário, iluminação e decoração”, explicou-nos Miguel César Pereira. Exemplo disso, é o mais recente projecto da equipa Complot: o Métier Boutique Hotel. Trata-se de um hotel intimista, com 15 quartos, que será inaugurado no final do mês de outubro na baixa do Porto. “O cliente desafiou-nos a usar o tema das profissões antigas portuguesas e portuenses. Por isso, cada quarto foi personalizado de acordo com as 15 profissões que selecionámos. Tudo foi escolhido criteriosamente por nós”, acrescentou a arquitecta.
Ao longo dos anos, os responsáveis por este atelier foram anexando ao seu portfólio trabalhos realizados com grandes marcas nacionais e internacionais. Entre outras dão especial relevo aos projectos desenvolvidos para a reconhecida marca de cosmética líder no sector Andreia Professional e à histórica Claus Porto, luxury lifestyle brand do grupo Ach Brito. “Estamos a implementar o novo conceito das lojas Espaço Casa em Portugal e Espanha, desafio que nos foi proposto, e que teve como premissa manter a sua identidade e target. Desenvolvemos um espaço de venda que responde à organização de produto de forma cromática, elemento característico da marca.”
A par destes trabalhos têm ainda em cima do estirador o projecto de uma discoteca em plena movida portuense, um edifício de apartamentos de alojamento local na rua Mouzinho da Silveira, a recuperação de um núcleo habitacional numa escarpa do Rio Douro e a reabilitação do emblemático edifício Aviz, na avenida da Boavista. “Estamos ainda a iniciar uma parceria com uma cadeia hoteleira Algarvia” enumeraram.
Projectos que demonstram a versatilidade desta dupla que desenvolve trabalhos de diferentes escalas e usos, prácticas que transitam entre a identidade, imagem, objectos, interiores e edifícios. No fundo, a singularidade inerente a cada projeto, faz com que a Complot tenha uma filosofia criativa única, em que os espaços vão ao encontro da pretensão do cliente, mas sempre com uma marca de autenticidade muito própria.


Ainda nesse seguimento, os nossos entrevistados assumiram a exigência atual do mercado e a urgência no acompanhamento das tendências: “Visitamos feiras nacionais e internacionais para acompanhar as novidades e a evolução dentro da nossa área de negócio” reiteraram.
Caracterizados pela linguagem irreverente e, ao mesmo tempo, próxima da vontade dos seus clientes, os responsáveis pela Complot confidenciaram-nos que “é preciso interpretar o que os nossos clientes pretendem, para depois conseguir passar isso para o papel. E penso que é aí que nos distinguimos, na forma como comunicamos e interagimos com todos os nossos clientes, transmitindo-lhes confiança e a certeza de que vamos concretizar o projeto que nos propuseram”.
O futuro adivinha-se risonho para este atelier: “Acreditamos que o futuro nos reserva grandes e boas surpresas. Os desafios que nos têm sido colocados são muito interessantes e variados e é exatamente disso que nós gostamos. Venham os próximos!” afirmaram.

You may also like...