CM Boticas: XXII Feira Gastronómica do Porco

A Feira Gastronómica do Porco de Boticas acontece na vila barrosã desde 1998, no segundo fim de semana do mês de janeiro, oferecendo aos milhares de visitantes uma vasta oferta de produtos endógenos, experiências gastronómicas únicas e atividades culturais. As mais de duas décadas de experiência tornaram a Feira Gastronómica do Porco num certame de renome nacional e internacional, principalmente do outro lado da fronteira, pela proximidade geográfica com Espanha.

Em 2020, ano em que se assinala a 22ª edição do evento, todos aqueles que pretendam apreciar, adquirir e deliciar-se com o que de melhor há e se faz no Concelho de Boticas e na região do Barroso são brindados com mais um dia de feira.


Assim, entre os dias 9 e 12 de janeiro, o Pavilhão Multiusos de Boticas é local de paragem obrigatória.
A Feira do Porco, evento organizado pelo Município de Boticas em conjunto com a empresa intermunicipal EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, tem vindo a conquistar um lugar de destaque entre os certames gastronómicos realizados no norte do país e na região do Alto Tâmega em particular, pelo caráter impulsionador e dinamizador que assume.
O incentivo ao investimento em atividades como a agricultura e pecuária que, em consonância uma com a outra, dão origem a alguns dos melhores produtos agropecuários da região, é um dos fatores que contribui para o sucesso da feira.
Entre o vasto leque de produtos com origem em Boticas temos o fumeiro, os enchidos e o presunto, elementos diferenciadores deste território, classificado como Património Agrícola Mundial.
O segredo da qualidade daquilo que é vendido e consumido ao longo de todo o evento deve-se, em primeiro lugar, à forma como os produtos são confecionados, nomeadamente através de métodos e técnicas artesanais e, em segundo lugar, ao rigoroso controlo de qualidade a que são submetidos.
Estes fatores conjugados são garantia de produtos de excelência, com caraterísticas únicas e sabores inconfundíveis.


A Feira Gastronómica do Porco é a oportunidade perfeita para meia centena de produtores escoarem o resultado de um ano de trabalho árduo, mas ao mesmo tempo profícuo, tornando-se um rendimento extra importante para a maioria das famílias que se dedicam ao setor agropecuário e, consequentemente, à produção de fumeiro e enchidos.
Os mais de 70 mil visitantes que anualmente visitam o certame têm à sua disposição mais de 40 toneladas de fumeiro, o que se traduz num volume de negócios de meio milhão de euros.
Além da comercialização de produtos, a Feira do Porco é também conhecida pela componente gastronómica e pelas tasquinhas tradicionais que fazem as delícias dos amantes da boa comida.
Mais uma vez, os restaurantes apresentam alguns dos melhores pratos típicos desta região, confecionados à base de carne de porco e enchidos e acompanhados por bons vinhos regionais, entre os quais o conhecido “Vinho dos Mortos”.


Para que a experiência gastronómica seja absolutamente enriquecedora pode ainda saborear, na zona exterior do pavilhão, outro tipo de iguarias e petiscos locais, com especial destaque para o hambúrguer no pão feito com carne de vitela barrosã, outro produto de excelência e detentor do selo de Denominação de Origem Protegida (DOP).
À semelhança das edições anteriores, o certame conta com mais de três dezenas de stands de venda de outros produtos alimentares e artesanato.
Porém, a Feira do Porco não se restringe apenas à componente gastronómica e de comercialização de produtos.
Durante quatro dias, todos aqueles que visitarem o certame podem desfrutar de vários momentos de animação, com atuações de grupos musicais e ranchos folclóricos da região.
No lado exterior do pavilhão mantém-se a tradicional “Feira à Moda Antiga”, um espaço reservado e dedicado às artes e ofícios de antigamente.
O “chegódromo” é outro local de paragem obrigatória, principalmente para os milhares de aficionados das “Chegas de Bois”, uma da tradição secular que vai perdurando no tempo e ainda está bastante enraizada entre as gentes do Barroso.


O programa televisivo da TVI, “Somos Portugal”, volta a fazer as honras da casa e, pelo oitavo ano consecutivo, a dedicar a emissão de domingo à Feira Gastronómica do Porco.
A transmissão do programa é feita, em direto, a partir do Largo da Nossa Senhora da Livração, o que permite aos muitos botiquenses espalhados pelos quatro cantos do mundo amenizarem as saudades da sua terra, revendo familiares e amigos.

You may also like...