Cervejaria Gazela: O original cachorrinho está na Cervejaria Gazela

A história da Gazela remota ao ano de 1962 e desde essa data é uma referência não só na cidade do Porto, mas também além-fronteiras. Américo Pinto é o responsável pela famosa cervejaria que, para além da casa original, abriu o segundo estabelecimento, em agosto de 2018.

A Cervejaria Gazela está a celebrar 57 anos e, por isso, Américo Pinto abriu as portas da casa mais recente, para nos contar a história de um dos espaços mais emblemáticos do Porto. A cervejaria nasce pelas mãos de um patrão de Américo, que adorava animais africanos, daí o nome “Gazela”. O atual proprietário começou a trabalhar em 1970 nessa casa. O bichinho e a paixão pelo negócio ficaram, até que em 1981, teve a “oportunidade de adquirir o espaço e foi aí que tudo começou”.

O cachorrinho é o rei da casa
Com certeza que já ouviu falar da Gazela e dos seus famosos cachorrinhos, mas afinal qual é o segredo para tanta fama? “Existem vários segredos”, começa por nos explicar Américo. “Vão desde o pão, linguiça, salsicha fresca (onde todos compram e é da Salsicharia Leandro), queijo, molho picante e, o mais importante, a própria confeção”, acrescenta.
O ex-líbris da Gazela, é o único cachorro português galardoado a nível mundial. Mais recentemente, marcaram presença em Paris, no concurso “The World Restaurant Awards”, em que concorriam pela melhor especialidade da casa -(a house special). A casa portuense foi uma das cinco finalistas, motivo pelo qual Américo Pinto se mostra orgulhoso e afirma “que não estava à espera. Foi uma autêntica surpresa”.
Embora o cachorrinho seja um dos pratos com maior aderência – por partes de clientes portugueses e estrangeiros -, à lista fazem-se acrescentar especialidades, como o pica-pau à Américo, prego em prato, prego em pão e bife enrolado. Para acompanhar qualquer uma destas iguarias, não pode faltar a típica cerveja. A Superbock é, sem sombra de dúvidas, a grande escolha da casa. “O nosso forte é a cerveja. Só trabalhamos com a Superbock”, salienta.

2018 ficou marcado pela abertura de um novo espaço
Agosto de 2018 é uma data especial para a família Gazela. Agora, há mais um motivo para visitar este espaço: fica do outro lado da Praça da Batalha, na rua de Entreparedes, e é maior do que a casa original. O objetivo? Manter a tradição, num local maior. “Quis trazer mais espaço, pois era algo que precisava”, realçando ainda que “quis dar mais condições de trabalho aos meus funcionários e aos clientes, uma vez que tem mesas para se sentarem com a família”.
Na ementa da nova Gazela introduziram a francesinha em pão bijou e o caldo verde. A restante ementa e a tradição mantêm-se iguais à casa mãe.

Tradição e futuro de mãos dadas
Hoje em dia, podemos afirmar que a Gazela não é apenas uma cervejaria, é também uma marca e muito desse trabalho que foi desenvolvido, deve-se à equipa de 19 colaboradores. Eficácia, rapidez, qualidade e profissionalismo são características inerentes a toda a equipa.
Para o futuro estão pensadas algumas remodelações na casa original e existem projetos em vista que ainda não podem ser desvendados. Porém, razões não faltam para ir à Cervejaria Gazela. Américo Pinto assegura que “não encontram em mais lado nenhum esta especialidade. Aqui está o cachorrinho original”, conclui.

You may also like...