Centro Cirúrgico Veterinário Assafarge: Um centro cirúrgico veterinário focado na ciência e inovação

A Revista Business Portugal esteve com o Professor Doutor José Miguel Campos, que nos deu a conhecer o Centro Cirúrgico Veterinário Assafarge, em Coimbra. O projeto teve início pelas suas mãos, em março deste ano, e presta serviços inovadores aos patudos que por lá passam.

Foi recentemente que o nosso entrevistado concluiu o seu doutoramento, na área da medicina regenerativa, na Universidade do Porto, o que lhe permitiu começar a investigar, sobretudo, a forma como o osso regenera nos cães e fazer a translação para a medicina humana: “trabalho com biomateriais que são utilizados no osso e com células estaminais que nós recolhemos da polpa dentária dos humanos e dos cães, dependendo da sua aplicação, para depois colocar juntamente com os biomateriais e fazer crescer de forma mais rápida o osso”, explica. Durante o seu percurso académico e profissional, teve várias passagens pelo estrangeiro, especialmente por Inglaterra, fazendo mesmo parte da Ordem de Médicos Veterinários Ingleses – Royal College of Veterinary Surgeons – o que lhe permite, ainda hoje, fazer serviços pontuais por terras de sua majestade, particularidade que não dispensa, por lhe proporcionar uma visão mais ampla e possibilitar a introdução de coisas novas em Portugal. Defensor da medicina baseada na ciência, o Prof. Doutor José Miguel Campos, leciona Anatomia na Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra, e espera fazer um centro de formação para veterinários, onde é também objetivo replicar o que de bom se faz noutros países: “é um centro de formação que permite que pessoas, ainda estudantes ou já mesmo licenciadas tenham workshops práticos, apurando assim algumas técnicas. Vai chamar-se Centro de Estudos Veterinário e vai proporcionar a troca de informação, ou seja, não só posso convidar um colega experiente que venha de fora a fazer um curso prático de cirurgia, como qualquer colega que queira partilhar os seus conhecimentos pode vir cá fazê-lo. Estou muito focado para que o sucesso deste centro de estudos seja a partilha saudável de conhecimentos de fora para dentro e de dentro para fora”.

Serviço completo e diferenciado
Desde o início que o Centro Cirúrgico se dedica 90 por cento a cirurgia, havendo sempre uma avaliação pré-anestésica, pré-cirúrgica, onde é feito o check-up ao animal – desde as analíticas sanguíneas devidas, radiografias, ecografias – para o animal ser depois intervencionado e ir para o recobro. Os outros 10 por cento são dedicados à clínica geral, para se dar respostas às necessidades do mercado. A grande parte das cirurgias que são realizadas neste centro, são cirurgias de tecidos moles, como por exemplo mastectomias, enterectomias, nefrectomias etc, mas também ortopedia e alguma neurocirurgia, sobretudo hérnias discais.
Para conseguirem assegurar um leque ainda mais alargado de serviços, mantêm o máximo de parcerias possíveis: “isto permite-me trabalhar com alguns colegas que vêm fazer outras especialidades que não a minha, como a cirurgia oftálmica, cirurgia cardiovascular, cirurgia miníma invasiva, entre outras, e tenho ainda uma colega residente que faz a anestesia e medicina interna, o que me permite ter a avaliação pré-cirúrgica do animal e o pós-operatório”. Para o entrevistado, um dos chavões para o setor da cirurgia veterinária é também a originalidade dos serviços: “aqui tenho a maternidade, que permite ao animal ter a privacidade que merece e que as crias possam rebolar e proteger-se; tenho uma piscina de hidroterapia para recuperação dos animais, permitindo o tratamento de cães que têm artroses, que saem de cirurgias ortopédicas ou neurocirurgias. A piscina é ainda usada em animais que tenham dificuldades respiratórias, que tenham de treinar a forma como respiram. Eu próprio costumo vestir o fato de surf e vou para dentro da piscina com eles; e tenho ainda um local de criopreservação de células estaminais, que permite serem colocadas em tecidos vivos, para ajudar a regeneração”.
Outro projeto diferenciador ao qual estão ligados, juntamente com o fotógrafo João Azevedo, é o “Be my friend”: quando visitar o Centro Cirúrgico Veterinário Assafarge, em Coimbra, pode ver nas suas paredes fotografias de patudos que estão a precisar de um novo lar e, quem sabe, ser o seu futuro tutor. Para mais info www.ccva.pt

You may also like...