Candeias & Silva Lda.: Um grupo, cinco empresas e um objetivo comum: satisfazer o cliente!

Está no mercado desde 1990 e desde então tem vindo a conquistar a região algarvia e do Baixo Alentejo. Com uma gestão sustentada em estratégias de competitividade, inovação e qualidade a Candeias & Silva Lda., é hoje uma referência nacional. Estivemos à conversa com Adelino Candeias da Silva, proprietário e fundador da Candeias & Silva, que em entrevista recordou a história do negócio e revelou o segredo por detrás do sucesso alcançado nos últimos 30 anos.

Adelino Candeias é o mentor e o rosto da Candeias & Silva. Com uma história que vem sendo escrita ao longo dos últimos 30 anos, a empresa algarvia, sedeada em Vilamoura, é um exemplo de empreendedorismo, inovação e sucesso. Os primeiros passos remontam ao ano de 1981, ano em que Adelino Candeias iniciou atividade em nome individual na área de aluguer de máquinas e equipamentos: “Comecei a trabalhar em nome individual, sozinho, com apenas uma máquina. Depois, comprei uma nova máquina e arranjei um colaborador e assim fui crescendo”, recorda o entrevistado os primórdios do negócio, inicialmente direcionado para as áreas de terraplanagem, escavações e de prestação de serviços à construção civil,
Anos mais tarde, e fruto da necessidade verificada, Adelino Candeias dá um novo passo rumo ao sucesso e em 1998 a Candeias & Silva adquire uma nova vertente, que hoje se assume como a principal atividade da empresa. A construção civil, obras públicas e particulares, assumem um papel de destaque na empresa algarvia, que desde então vem centrando a sua atividade nesta vertente de negócio: “Neste momento, a Candeias & Silva passou a ter como atividade principal a construção de vias de comunicação, de urbanizações e obras públicas”. Os anos que se seguiram foram sinónimo de empreendedorismo para Adelino Candeias que, no âmbito da estratégia de crescimento e independência da Candeias & Silva e em resposta às exigências do mercado, incorporou na empresa “mãe”, quatro novos negócios.

5 empresas, um só grupo
A Algarbetume – Materiais para Construção, Lda., foi, no ano de 2001 a primeira empresa a surgir, fruto de uma estratégia de crescimento e independência da empresa “mãe” Candeias & Silva. Dedicada à produção de massas betuminosas, tais como Macadame, Binder e Desgaste, tem uma capacidade de produção que excede as 100 toneladas por hora, obtendo um produto de excelência, devidamente certificado.
O ano de 2010 trouxe uma nova vertente ao grupo algarvio – a sinalização rodoviária. Foi com o objetivo de atingir a excelência e de complementar a atividade de construção de vias de comunicação que o entrevistado incorpora no grupo a Sinalvias – Sinalização Rodoviária.
Seis anos mais tarde, no final de 2016, é constituída a Algarbritas – Agregados do Algarve, com comparticipação da Candeias & Silva. Com uma atividade dedicada à produção e fornecimento de inertes, incluindo areias, tais como pó de pedra, gravilha, britas, pedra taqueda e tout-venant,etc, a Algarbritas “veio, à semelhança das empresas anteriormente incorporadas no grupo, aumentar a capacidade de resposta da Candeias & Silva às exigências do mercado e dos clientes”.
A Agarcima – Pré-Fabricados em Betão incorpora o grupo algarvio desde 2017. Com uma central de betão, totalmente informatizada, uma máquina automática de produção de manilhas e duas máquinas automáticas polivalentes para a fabricação de inúmeros artefactos de betão, a Agarcima- Pré-Fabricados em Betão destina-se ao fabrico e fornecimento de pré-fabricados, tais como, caixas para saneamento, marcos multiusos, acessórios de ferro fundido, manilhas de betão reforçada para juntas de borracha ou ainda marcos para redes de águas e eletricidade.
Adelino Candeias admite o sucesso do grupo Candeias & Silva e encontra nas diversas atividades que hoje incorporam a empresa “mãe”, um dos segredos para o êxito alcançado: “Todas as atividades do grupo se complementam. Na nossa atividade conseguimos ter tudo dentro do mesmo grupo. Não recorremos a empresas de fora, temos tudo o que é necessário, dentro do grupo, para realizar um trabalho de excelência e satisfazer os nossos clientes”.
O grupo Candeias & Silva distingue-se também pela aposta em maquinaria própria e de qualidade. Uma linha de pensamento que se estende a todas as empresas do grupo e que Adelino Candeias acredita ser uma mais-valia e um diferencial para o grupo que gere: “Optamos por ter a nossa própria maquinaria, que nos permite realizar o trabalho de forma competente, eficaz e sem depender de terceiros”.

Algarve é o nicho de mercado
Com obras realizadas um pouco por todo o Algarve, o grupo Candeias & Silva centra a sua atividade na região mais a sul do país: “Trabalhamos sobretudo no Algarve. Por vezes, trabalhamos também no Alentejo, mas ainda não sentimos a necessidade de ir mais longe, porque considero que não devemos crescer muito, geograficamente”. Ciente das implicações que uma expansão geográfica traria para o negócio, Adelino Candeias confessa ter “receio de perder o controlo e de deixar de estar presente”, por isso, não está, para já, nos planos do entrevistado alargar a área geográfica de influência do seu negócio: “Para já pretendemos continuar por aqui. Sei que se crescermos muito vai ser mais difícil acompanhar de perto as obras em execução e até os nossos colaboradores”.

Família Candeias & Silva
Atualmente com cerca de 75 colaboradores, Adelino Candeias mostra-se um patrão próximo dos seus colaboradores. Com uma equipa composta por técnicos, colaboradores e familiares dedicados, Adelino Candeias assume-se satisfeito com o trabalho desenvolvido e acredita que o sucesso alcançado ao longo dos anos se deve à entrega e esforço de todos: “São os nossos colaboradores que contribuem para que isto funcione. Sem eles, sozinho, eu não consigo. Um problema para um colaborador é um problema meu. Para mim é fundamental que os meus colaboradores estejam felizes e satisfeitos nesta casa. Eu considero a minha equipa de trabalho, a minha família. No fundo a Candeias & Silva é uma grande família”.
Com obras em execução em Vilamoura e Albufeira, Adelino Candeias reconhece o bom momento que o mercado está a atravessar e apesar de não estar nos planos do grupo crescer em grande escala, o entrevistado reconhece não faltar trabalho: “Estamos numa boa fase. Não posso dizer que estamos com excesso de trabalho, mas temos trabalho suficiente. Felizmente, posso dizer que, mesmo na altura da crise, nunca nos faltou trabalho. Acredito que isso é resultado da nossa política de ‘bem servir’. O cliente tem que ficar sempre satisfeito e a obra tem que ficar sempre ao seu gosto. É isto que eu penso e acredito que é isto que nos tem levado ao sucesso”.

PME Excelência’18
Sucesso reconhecido, à semelhança de anos anteriores, através da atribuição do estatuto de PME Excelência. É com agrado e orgulho que Adelino Candeias vê o grupo Candeias & Silva ser novamente agraciado com este estatuto: “Este reconhecimento significa muito. Significa que temos tido uma grande dedicação, que agora é reconhecida. Chegamos a PME Excelência, porque nos dedicamos muito e porque os nossos clientes têm ficado satisfeitos com o trabalho que realizamos”. Para o futuro, Adelino Candeias não tem dúvidas: o objetivo é continuar a traçar o caminho iniciado em 1990, sempre de mãos dadas com a inovação, empreendedorismo e qualidade de serviço.

You may also like...