Building For Life: Construção feita à medida

Tiago Branco e Pedro Santos fundaram a sua própria empresa já lá vão dois anos. Especializados em Construção Civil, Engenharia e Arquitetura, os sócios têm dado cartas no mercado através da qualidade, acompanhamento do cliente e profissionalismo.

Colegas desde os tempos de formação, Tiago Branco e Pedro Santos têm um percurso em comum. Fundarem uma empresa juntos era um objetivo que sempre quiseram ‘levar a cabo’: “temos ambição, mas também os pés bem assentes na terra e esperávamos o timing ideal”.

Com formação na área da construção, Tiago Branco e Pedro Santos já contam com muito know-how de obra e bastante experiência de trabalho de campo. “Desenvolvemos muito trabalho de direção de obra e gestão de projeto na nossa experiência anterior”, referem.

Building For Life foi como batizaram a empresa que nasceu da sociedade entre os dois empresários há dois anos atrás, direcionada para as áreas de Construção Civil, Engenharia e Arquitetura. Estrearam-se com uma obra em Paranhos, no Porto. “Correu bastante bem, apesar de ter sido um desafio bem acima da média para um primeiro trabalho”, admitem bem-dispostos.

O modelo de negócio desta empresa é baseado em adjudicações de serviço a parceiros. “Não são subempreiteiros, são parceiros de negócio” de confiança e com os quais trabalham há tempo suficiente para serem familiarizados com o método profissional. Entre esta rede de parceiros encontra-se um gabinete de engenharia e um gabinete de arquitetura. Procuram angariar projetos que se convertam em obras. “O nosso core business é mesmo esse, fazemos tudo, desde o levantamento topográfico (que é o primeiro passo), até à entrega da obra (chave na mão). Todo o trabalho inerente é absorvido por nós”. Desta forma, os clientes ficam com o mínimo de trabalho possível: “Quem nos procura por norma não tem muito tempo para dispensar”.

Tiago Branco e Pedro Santos compreendem que se encontram num setor muito competitivo. Por esse motivo, preocuparam-se em se destacarem no mercado. “Fazemo-lo através do acompanhamento do cliente, estando disponíveis, tendo abertura e transparência”, explicaram-nos.

“O nosso negócio é mais direcionado a moradias: construção, reabilitação e remodelação”, expõem os empresários. Todos os orçamentos têm o máximo de detalhe, desde a marca dos materiais, quantidade, de que forma serão aplicados, preço parcelado, entre outros detalhes. “O cliente tem uma visão transversal de tudo o que é feito e como o é feito”. Se o orçamento que a Building For Life lhe apresenta não for o mais económico em relação aos concorrentes é, porém, garantidamente o mais preciso, minimizando assim valores extra no decorrer dos trabalhos.

Esta empresa tirsense garante o trabalho que se compromete a fazer. Assim sendo, têm um planeamento aprofundado dos seus projetos: “sabemos que não podemos angariar as obras todas porque não lhes podemos dar seguimento”, referem, “filtramos na qualidade e na quantidade. Queremos apresentar um serviço de excelência cumprindo sempre os tempos de obra contratados”.

Até à data contam com mais de dez obras executadas. Neste momento, encontram-se a construir três moradias – Maia, Santo Tirso e Famalicão –, e duas remodelações – Leça da Palmeira e Santo Tirso. No próximo ano antevê-se que sejam requeridas mais construções devido aos projetos que têm a decorrer, bem como remodelações e investimentos imobiliários. Por questões de logística, a área de atividade da empresa situa-se no Grande Porto, estando disponíveis para outras zonas do país.

Apesar de serem uma empresa com apenas dois anos, Tiago Branco e Pedro Santos asseguram que o balanço é positivo. Parte do sucesso deve-se às parcerias: “o fluxo de trabalho funciona muito bem, há parceiros que trabalham quase exclusivamente para nós, a estes garantimos segurança, estabilidade, bem como rentabilidade de negócio”.

Para assegurar o acompanhamento das obras, a Building For Life tem uma base de dados online, onde partilha com cada cliente a reportagem fotográfica e toda a documentação inerente. “Para além de registar tudo o que é feito, permite consultar o progresso da empreitada em qualquer altura”. Os dois sócios pretendem, um dia, aperfeiçoar essa vertente e já ponderaram criar uma aplicação para esse mesmo fim. “Seria um bom marketing”. Todavia, ainda é apenas uma ideia.

A Building For Life “cresce passo a passo de forma sustentada”. Daqui a cinco anos, Tiago Branco e Pedro Santos gostariam de ver a sua empresa registar um crescimento significativo. Executar, para além das moradias, “empreitadas maiores”. O certo é que vão continuar a garantir uma obra “feita à medida” do cliente.

You may also like...