Bresimar: 40 anos a garantir inovação e qualidade

A celebrar 40 anos de história, a Bresimar planeia continuar a destacar-se nas áreas da automação e tecnologia. Posiciona-se, desde a sua criação, como uma das maiores empresas portuguesas do ramo. Em 2021, foi distinguida com o estatuto de PME Líder, tal como aconteceu todos os anos, desde 2008, o que garante prestígio e reconhecimento à empresa.

 

Carlos Breda, Fundador e João Breda

Fundada por Carlos Breda a 15 de dezembro de 1982, a Bresimar é uma empresa especializada em equipamentos, sistemas e soluções para automação industrial. A empresa começou por estar sediada apenas no centro de Aveiro e, no início, trabalhava com promoção e venda a retalho de componentes de eletricidade.

Segundo João Breda, membro da administração do grupo Bresimar, o momento de expansão da empresa dá-se no ano de 1999, com a construção de um dos pavilhões onde hoje se inserem. Os restantes três pavilhões foram construídos nos anos de 2001, 2003 e 2007. Dessa forma, foi criado o parque industrial da Bresimar.

João Breda acredita que “foi com o foco no cliente” que a empresa conseguiu evoluir e crescer, dentro do seu mercado de atuação. Mas, acima de tudo, foi “o serviço de pós-venda, a formação interna que garante a capacidade de assegurarmos todas as valências ao cliente, e o know-how e experiência partilhada com o mesmo” que fez com que a empresa se tornasse líder de mercado.

Em 2011, foi criada a marca Tekon, que desenvolve sensores sem fios e sondas de temperatura, que são vendidos em mais de 20 países, por todo o mundo. O grupo Bresimar incorpora igualmente a Selmatron, uma empresa adquirida em 2005, que produz máquinas especiais com foco na mecatrónica, motion e automação.

Em 2014, entra na empresa a “segunda geração”, João e Carolina Breda, que vieram dar continuidade ao negócio. Foi criado um protocolo familiar e foram apresentadas propostas para a gestão da empresa. A passagem de testemunho aconteceu, oficialmente, este ano, e os dois irmãos assumiram a administração da empresa por completo. Ainda assim, os administradores da “primeira geração” – Carlos e Rosário Breda – continuam a estar presentes para colaborar, fazendo jus à sua elevada experiência na área.

A Bresimar conta, atualmente, com 110 colaboradores e está em constante crescimento. Neste momento, procuram mais oito engenheiros, para todo o grupo. João Breda descreve a equipa como “multifacetada e multidisciplinar”. Este acredita que têm “uma boa base de trabalho para ser competitivos, competentes e eficientes” no mercado onde atuam.

Relativamente aos serviços e soluções que a empresa disponibiliza, esta tem a capacidade de apresentar ao cliente uma vasta tecnologia de ponta, graças aos fornecedores e parceiros que possui. Disponibiliza tecnologia proveniente de outros países da Europa, como é o caso da Alemanha, que é representada na empresa por diversas marcas altamente reconhecidas, como a Beckhoff, Turck e Banner.

Na missão e visão da Bresimar está o foco no cliente e na criação de valor. Isto porque, segundo o membro da administração, o objetivo não é fazer com que o cliente fique dependente da empresa. Pelo contrário, e de modo a evitá-lo, fornecem formação aos clientes para que estes se tornem autónomos.

A Bresimar procura distinguir-se no mercado pelos colaboradores “altamente qualificados e formados para apresentar soluções eficazes e ajustadas”, bem como pela experiência que tem neste setor. Detém diversas valências, como os dois departamentos de inovação, o de eletrónica, no qual recebem o feedback do cliente e desenvolvem novos produtos, e o de automação, onde disponibilizam novos conceitos, em função das necessidades dos clientes. Estes departamentos, apesar de terem serviços partilhados com a Bresimar, têm autonomia para desenvolver as respetivas soluções, através de núcleos de trabalho diferentes.

Para o futuro, a empresa tem já várias metas definidas. Neste momento, está a ser delineada uma estratégia a cinco anos, visando acelerar o crescimento e atingir novos objetivos comerciais. Contudo, o desígnio principal mantém-se na contínua melhoria do serviço atual, procurando incrementar permanentemente o valor entregue aos clientes.

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