Beleza, simplicidade e autenticidade

Bruno Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, destaca os pontos de interesse turístico do concelho e deixa o convite para a XVII Edição da Feira da Terra.

Bruno Ferreira, Presidente

 

As Fisgas de Ermelo são uma das grandes referências da região de Mondim de Basto. Que outros pontos de interesse turístico aconselharia aos visitantes do concelho?

Aos visitantes do nosso concelho aconselhamos, além das Fisgas de Ermelo, quatro locais a não perder por um verdadeiro Explorador por Natureza. O primeiro, a pouco mais de um quarto de hora do centro de Mondim de Basto, é o Parque Natural do Alvão, que assume um papel determinante na oferta da biodiversidade. As coisas mais simples e mais autênticas encontram-se aqui: as aldeias de granito e colmo suspensas nas nuvens de algodão, aldeias de xisto e lousa encrostadas nas gargantas das montanhas dão vida ao Alvão. As Fisgas de Ermelo são o local mais emblemático da área protegida do Parque Natural do Alvão e são uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de cerca de 400 metros.

Segue-se a Senhora da Graça, conhecida pela mítica subida ao “Monte Farinha”. É um dos momentos mais esperados na Volta a Portugal em Bicicleta, seja pela dureza da prova ou pela moldura humana. Eleva-se a uma altitude de cerca de mil metros, sendo um local privilegiado para os amantes de natureza e importante referência desportiva. É destino de fé, religião e de turismo nacional e internacional.

Em terceiro aconselhamos a conhecerem as “Levadas do Alvão”, canais criados para transporte de água para irrigação dos campos. Os percursos pedestres concebidos junto às “Levadas do Alvão” são embrenhados pelas paisagens e sons da natureza, lado a lado com a leveza do correr das águas. De alto a baixo, o tecido granítico do concelho de Mondim de Basto é rasgado por rios e riachos que escondem locais paradisíacos como: o Rio Tâmega e a sua Ponte Centenária, os Rios Ôlo e Cabril e as suas Pontes Medievais e o Rio Cabresto e a sua Ponte Romana. Por fim, mas não menos importante, recomendamos a Estrada Nacional 304 que é uma das mais inesquecíveis estradas do mundo. Considerada pela Ford, em 2019, como uma das melhores estradas para conduzir e a Europe’s Greatest Driving Roads também já a sugeriu! O trajeto mais bonito entre a vila de Mondim de Basto e o Alto de Velão oferece magníficas paragens obrigatórias para tirar fotografias e imortalizar momentos que ficarão na sua memória para sempre.

 

E relativamente à gastronomia, o que é que este concelho tem para oferecer?

É na riqueza do património natural que a gastronomia Mondinense vai buscar os seus principais valores. A suculência e o flavor evidenciam-se na tradicional Posta Maronesa, onde dos prados naturais de altitude e da vegetação espontânea dos montes vem a carne do Cabrito Assado com arroz de forno. Da nossa tradição, constam da ementa da terra as Couves com Feijão, o Arroz de Cabidela, os Milhos Ricos e o Fumeiro, pratos estes tão bem acompanhados pelos Vinhos Verdes, brancos e tintos, que dão alma ao corpo da nossa gastronomia.

 

Entre os dias 4 e 7 de agosto terá lugar a XVII Edição da Feira da Terra. Explique em que consiste este certame e enumere os motivos pelos quais as pessoas devem marcar presença.

A Feira da Terra regressa para mais uma edição de promoção dos produtos da terra e demonstrações das tradições e costumes Mondinenses. Após dois anos afastados de todas as festividades ficamos entusiasmados em anunciar que a Feira da Terra retorna ao nosso Município. A pandemia da COVID-19 privou-nos da confraternização, dos abraços e da animação e, mais do que nunca, queremos que esta edição seja o recomeço certo de tudo aquilo que mais gostávamos nestes dias de promoção e divulgação dos produtos da Terra, e de convívio entre munícipes e todos aqueles que nos visitam. De 4 a 7 de agosto, a XVIII edição da Feira da Terra terá como principal objetivo a promoção dos recursos e potencialidades do nosso concelho. Contará com a presença de mais de uma centena de expositores desde agricultores, artesãos, restauração, vinhos e ainda entidades de desenvolvimento local. No programa de animação damos especial destaque à participação dos grupos de cantares do concelho e aos espetáculos de animação de rua.

A Feira da Terra é um evento da responsabilidade da Câmara Municipal que encara este certame como um meio de potenciar os valores económicos, culturais e sociais da nossa região. Nestes dias os nossos visitantes poderão sentir Mondim como Cultura, Tradição e Identidade.

You may also like...