Associação Empresarial de Rio Maior: Uma Associação dinâmica e preparada para o futuro

Sérgio Ferreira é Presidente da Direção da Associação Empresarial de Rio Maior há cerca de um ano e meio e, desde que tomou posse, a associação já aumentou os seus serviços e o número de sócios em cerca de 50 por cento. A Revista Business Portugal quis perceber a dinâmica desta associação, quais os programas de apoio às empresas existentes no concelho e as vantagens dos empresários que se instalam em Rio Maior.

Com que objetivo foi criada esta Associação e qual o seu papel, junto dos empresários e das instituições públicas?
A Associação nasceu do Grémio do Comércio do concelho de Rio Maior e tem mais de 75 anos de história. Inicialmente, era uma associação comercial, depois alterou o nome de Associação Comercial e Industrial para finalmente no início do milénio com os olhos postos no futuro, adotou o nome que hoje tem – Associação Empresarial de Rio Maior, o que representa uma abrangência total de todo o tipo de negócios e empresas no concelho.
Iniciei funções nesta associação há cerca de ano e meio e desde o início procurei, juntamente com a restante Direção, devolver uma dinâmica ativa na condução de negócios e de algumas iniciativas que, não só envolvem o comércio, mas a captação de novos negócios para o concelho.
Num período difícil para o comércio tradicional, a nossa responsabilidade é auxiliar a inovação e novas práticas de mercado, este é um dos nossos desafios, para os três anos de mandato – fazer da associação uma entidade dinâmica, capaz de fornecer as informações e dar os apoios necessários aos empresários do concelho e fomentar a chegada de novos negócios, por adoção de novas tecnologias de informação, boas praticas ambientais e fomento da economia local.

Que serviços já disponibilizam?
Dispomos de acompanhamento jurídico gratuito, que permite aos nossos associados verem as suas dúvidas esclarecidas e ficarem a conhecer o seguimento a dar a uma determinada situação\ocorrência; temos apoio também para o setor da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, através de uma empresa que se disponibilizou para esclarecer dúvidas nessa área.
Estamos a voltar a implementar a formação profissional. Área que, em tempos, dinamizou muito a associação, e beneficiou os seus associados que entretanto se havia perdido. Estamos a celebrar protocolos com os centros Qualifica e com o IEFP para, em conjunto com os nossos empresários, reconhecermos as necessidades de emprego da região e implementar cursos de formação que vão ao encontro das necessidades das empresas do concelho. Por outro lado, haverá formação ativa a empregados e empregadores, de forma a melhorar as suas capacidades e adequá-las ainda mais ao mercado de trabalho, que se encontra em constante mutação.
Disponibilizamos espaços físicos de publicidade e marketing, para promoção e divulgação empresarial bem como Spots publicitários em rádio, redes sociais e outros.
Assim como somos parceiros de organização nas feiras do concelho, nomeadamente a FRIMOR, que pretendemos que seja a mostra anual do que melhor se faz no concelho, reforçando a componente empresarial para alavancar as exportações regionais e internacionais, com a componente de dar a conhecer também ao público em geral o que é “made in Rio Maior”, ou seja a marca Rio Maior.

Como se caracteriza o tecido empresarial do concelho?
Mais de 90 por cento do tecido empresarial é composto por micro em pequenas empresas, divididas pelos mais diversos setores de atividade que constitui a coluna vertebral da economia local. Foi em Rio Maior que “nasceu” a industrial metalomecânica do País, mas atualmente a indústria alimentar, como a Carnes Nobre, a Pampor e a Costa e Ferreira são as grandes impulsionadoras da dinâmica empresarial.
O setor industrial de extração, nomeadamente o da areia e pedra tem imensa relevância pois tem características locais únicas que fazem deste uma referência nacional e internacional.
Existe uma aposta para futuro na indústria, pois dispomos de um parque industrial de grandíssima qualidade assim como vias de comunicação onde esperamos uma fixação de novas empresas pois oferece qualidades e benefícios que poucos outros têm.

Quais são as vantagens atrativas de que as empresas beneficiam quando se instalam em Rio Maior?
Atualmente vigora um programa, o RM Investe, que contempla uma panóplia de regalias, nomeadamente, benefícios fiscais, isenção ou redução de taxas municipais assim como a via verde do investimento que facilita a burocracia e permite uma ligação direta com as entidades públicas. É um programa muito atrativo, que já deu frutos – a Generis resolveu instalar-se aqui e investiu num espaço de 88 mil metros quadrados.
Para Start-ups, Rio Maior é uma mais valia, pois pertence ao quadro europeu de investimento do Alentejo (NUTSIII), o que lhe permite ter todas as áreas de investimento em aberto e uma vantagem no que fundos europeus diz respeito.
Há ainda a salientar a localização geográfica do concelho, estando Rio Maior a 40 minutos de Lisboa por rede viária e com acessos priveligiados às principais autoestradas do País.
É por estes motivos que, acredito, não existir nenhum outro concelho com mais vantagens que este. Rio Maior é cidade de Futuro.

Diria que esta dinamização é positiva?
Sem qualquer margem de dúvida, os benefícios fiscais, isenções de taxas e a vantagem aos apoios europeus ao desenvolvimento, a localização e acessos privilegiados, permite afirmar que existe uma conjuntura perfeita ao desenvolvimento sustentável e estruturado para qualquer empresa.

You may also like...