As melhores soluções para construir, trabalhar e viver

Há mais de 40 anos que o Grupo Democo está no mercado Belga até que, em 2016, chegou a Portugal. Em entrevista, Alexandre Oliveira, Gestor de Projeto, falou do crescimento do Grupo, da forma como se diferenciam no mercado e dos próximos projetos.

Podemos começar por nos contar como o Grupo Democo chegou a Portugal e surge a filial DPCO?Podemos começar por nos contar como o Grupo Democo chegou a Portugal e surge a filial DPCO?

A empresa Democo, enquanto empreiteiro geral, tem génese em Hasselt na Bélgica com os senhores Cyriel Demot, Frans Houben e Mario Longhi no ano de 1977. Nos anos que se seguiram, criaram e adquiriram empresas complementares da área da construção dando origem ao Grupo Democo com liderança da segunda e atual geração. Continuando a ser uma empresa familiar com liderança dos Administradores Demot e Houben tem na figura do Sr. Frederik Bijnens (Diretor Geral do Grupo Democo) a pessoa que lidera a empresa portuguesa a partir da Bélgica sendo os colaboradores da DPCO  portugueses. À semelhança da Polónia em 1994, em que a Democo acompanhou a Philips (já cliente na Bélgica) para a construção de uma nova unidade de produção, a Democo aceitou o desafio de um outro cliente, desta feita hoteleiro, para a execução de um hotel em Lisboa. Após concluir com sucesso outros projetos para este cliente na Bélgica, a Democo foi novamente convidada enquanto parceiro de confiança para a construção, para executar o novo projeto em Lisboa e também novamente em regime de Bouwteam (equipa de construção) envolvendo a DPCO, projetistas e o próprio cliente em estreita colaboração logo após a compra dos edifícios e preparando o próprio licenciamento. Fruto de um trabalho comercial intenso nos últimos meses, a DPCO tem atualmente em execução 16M€, enquanto empreiteiro geral, na área do Residencial e Hoteleiro em Lisboa com três clientes distintos:1. JAM Hotel (Av. 24 Julho 80) – 6.500 m2 (109 quartos e cerca de 400 camas)2. Av. Liberdade 49 – 5.300 m2 (16 apartamentos de luxo)3. Praça da Alegria 25 – 2.900 m2 (12 apartamentos de luxo)O primeiro semestre de 2020 será dedicado à consolidação das operações e o segundo semestre de expansão, incluindo 18 apartamentos em Tavira que virão de investimento próprio do Grupo Democo.

“Construir significa adotar uma abordagem abrangente”. Que serviços a DPCO oferece aos seus clientes? 

A DPCO tenta ir mais longe ao considerar o cliente como um parceiro na construção, apostando na proximidade e acompanhamento permanentes. Por também o Grupo Democo ter experiência em desenvolvimento de projetos imobiliários conseguimos ter uma visão mais abrangente de todo o ciclo do negócio desde o estudo de viabilidade económica até à receção definitiva. Uma das principais vertentes do Grupo Democo é o “Total Life Cycle of Buildings – DBFM (Design, Build, Finance, Maintain)”. Em função das necessidades dos nossos clientes podemos apenas projetar e executar (DB – Design and Build); Projetar, executar e financiar (DBF – Design, Build and Finance) e Projetar, executar e manter (DBM – Design, Build and Maintain).

Há uma preocupação com o futuro e um pensamento sustentável. Num setor em constante evolução, que desafios surgem?

O Grupo Democo constrói acautelando o respeito pelo ambiente, água, acessibilidades, materiais e energia e baseado nos princípios BREEAM. Dentro do espírito do cumprimento deste standard de sustentabilidade integrada também selecionamos as técnicas apropriadas para executar o projeto em questão de acordo com as necessidades dos clientes em termos de Nearly Energy Neutral (“BEN”), Zero Energy ou BREEAM Excellent.O Grupo Democo na Bélgica tem um grande know-how a nível da construção de edifícios passivos e entre algumas das premissas do hotel que está em curso em Lisboa destaco o respeito pela estanquicidade ao ar e a qualidade térmica da envolvente do edifício que conferirão critérios passivos bem como os baixos consumos energéticos que darão origem a uma classificação nZEB (nearly Zero Energy Building).  Os promotores e investidores estão cada vez mais sensibilizados para a necessidade de enquadrar elevados critérios de sustentabilidade nos seus projetos e a DPCO pretende ser um parceiro de confiança para alcançar estes desafios.

No futuro, o que podemos esperar da DPCO?

Primeiramente a continuação com êxito dos projetos em curso.Continuar a apostar nos clientes, fiscalizações e projetistas como parceiros na construção, acompanhando-os em futuros projetos. Acompanhar e motivar os atuais colaboradores da DPCO e selecionar e recrutar novos colaboradores que gostem do que fazem e se identifiquem com o nosso ADN e espírito de equipa. Explorar outros segmentos como escritórios, residências séniores e de estudantes ao mesmo tempo que aumentamos a carteira de clientes, antevendo futuras tendências de mercado e adaptando-nos às suas novas necessidades.

You may also like...