“As escolas profissionais marcam a diferença”

Vera Tita, Diretora

A Escola Profissional de Alter do Chão é uma instituição com mais de 30 anos de existência ao serviço da formação profissional, cujo percurso de afirmação assenta nos valores do trabalho, resiliência, determinação, valorização da formação e espírito de família, como conta a Diretora Vera Tita, em entrevista à Revista Business Portugal.

Como descreve o percurso de afirmação como uma referência na formação equestre e agro-pecuária?
Para nos afirmarmos, seja em que área for, é necessário muito trabalho, dedicação, respeito e humildade. São, pois, esses valores que estão na base de todo o percurso que a EPDRAC tem traçado, ao longo dos últimos 32 anos, fruto do trabalho de um vasto grupo de pessoas que acreditou, e continua a acreditar, que as escolas profissionais marcam a diferença. É preciso ter uma sensibilidade aguçada para compreender e aceitar toda a orgânica que uma escola agrícola possui; perceber que os animais necessitam de cuidados diários, sete vezes por semana, duas ou três vezes por dia; aceitar que os alunos que nos procuram vêm motivados pelo “campo e os animais”; garantir aos nossos alunos uma sólida formação, mas demonstrando que nada se consegue sem trabalho; acreditar que podemos fazer sempre mais e melhor e que a superação é uma meta constante.
O percurso de afirmação da escola é o resultado de tudo o que enumerei acima: trabalhar com afinco, procurando aceitar as derrotas e aprendendo que após a queda temos de nos reerguer; perceber que na adversidade aprendemos a ser melhores. Valorizamos a formação em toda a aceção da palavra; um bom técnico tem de saber um pouco de tudo, deve ser profissional, saber colocar-se no seu lugar e respeitar o próximo.

O ensino é a base do futuro. Quais os principais desafios do ensino profissional na atualidade? Como é que o ensino se tem adaptado à crescente transformação digital na EPDRAC?
A atualidade toda ela é um enormíssimo desafio, em especial nos tempos estranhos que temos vivido nos últimos dois anos e os jovens têm sido extraordinários, privados que foram de tantas experiências próprias da sua idade. Mas a educação será sempre o garante do futuro, quanto mais nela investirmos, mais receberemos em troca.
As novas modalidades de ensino, resultado do tempo “Covid”, eram algo já anunciado, contudo foi-nos pedida uma adaptação forçada, mas que até foi muito positiva. Toda a comunidade educativa se adaptou bem a esta nova forma de “ser escola”, aceitando as novas tecnologias e tirando bom proveito de variados recursos.

 

Como adaptam o ensino às necessidades reais do mercado de trabalho? De que forma a escola tem contribuído para o desenvolvimento da região?
Vivemos numa área eminentemente rural, onde o cavalo é rei, logo a nossa oferta segue uma necessidade real. Depois, há 32 anos que nos dedicamos à formação na área da produção agrícola e animal, como tal temos vindo a fortalecer a nossa especialização neste âmbito, bem como os protocolos que vamos firmando.
A nossa força e qualidade formativa vem também dos parceiros que colaboram connosco e nos ajudam a proporcionar aos nossos alunos ambientes de verdadeira aprendizagem prática; estes vão desde cavaleiros de alta competição, a centros hípicos, empresas agrícolas e outras instituições públicas e/ou privadas.

 

Que projetos e ambições acalenta em termos de futuro? Que desafios estão nos horizontes?
Para o futuro? Quando lidamos com jovens os nossos projetos e ambições nunca param, mas vamos lá devagar. Para já necessitava urgentemente de obras de requalificação em vários espaços da escola, de forma a podermos desenvolver condigna e profissionalmente os vários projetos que temos já em andamento: o Centro de Testagem e Performance de Raças Autóctones e Exóticas de Pequenos Ruminantes, o Centro de Recuperação e Reprodução da Raça Autóctone Peru Preto Português, da qual somos detentores do livro da raça, e o Centro Tecnológico de Reprodução e Colheita de Sémen de Ovinos e Caprinos.
Os desafios… esses são constantes. No entanto, para melhor se perceber o que somos e o que fazemos nada melhor que partir numa aventura e vir à descoberta do Alentejo, de Alter do Chão, da Coudelaria de Alter e terminar na nossa escola!

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