ARQUITETURA E ENGENHARIA EXÍMIAS

Nesta edição da Revista Business Portugal, estivemos à conversa com Cláudia Terra de Brito, arquiteta e CEO do A2 Arquitetura & Engenharia. Presente no mercado monçanense desde 2015, o atelier disponibiliza serviços de arquitetura, de engenharia e de certificação energética, sem nunca descurar a qualidade e cumprimento de prazos.

 

A arquitetura corre nas veias da nossa entrevistada, trineta de Ventura Terra, um dos arquitetos mais influentes de Portugal e que nos deixou um legado de obras relevantes no domínio da arquitetura, entre as quais o majestoso Palácio da Brejoeira, em Monção, no qual interveio. Natural de Seixas, freguesia de Caminha, tal como o seu trisavô, Cláudia Terra de Brito fez o seu percurso académico no Porto, mas acabou por fixar o seu atelier – A2 Arquitetura & Engenharia – na vila de Monção. A arquiteta, que ainda passou por Viana do Castelo, reconhece que Monção tem valências que a enaltecem, como o dinamismo do município, o constante desenvolvimento industrial e a localização, pela proximidade com Espanha e pela presença de investidores estrangeiros.

Dona de um vasto portefólio de obras realizadas de extrema qualidade e variedade, a arquiteta, que não esquece o seu passado e reconhece que as oportunidades que teve foram bastante enriquecedoras para o seu percurso, não hesitou em avançar com o seu próprio projeto, apesar de confessar que, no início, teve algum receio: “O mercado estava muito direcionado para engenheiros e desenhadores, eram eles que projetavam os edifícios”. Todavia, admitiu notar uma mudança de mentalidades, mesmo nos meios mais pequenos, sendo que agora as pessoas já recorrem aos arquitetos. Depois de um início a meio gás, o A2 Arquitetura & Engenharia começou a posicionar-se no mercado e a ganhar a confiança dos clientes.

 

Serviço pontual e de qualidade

O atelier disponibiliza serviços de arquitetura, engenharia e certificação energética. A parte de arquitetura é da responsabilidade da arquiteta Cláudia Terra de Brito, em conjunto com uma colaboradora, que trabalham em uníssono para produzir projetos assentes na qualidade e criatividade. Para os outros serviços, trabalham em parcerias com gabinetes locais, tentando sempre “dar trabalho às pessoas da terra”, refere a nossa entrevistada. Dedicam-se a qualquer tipo de projeto, desde habitação familiar, unifamiliar, habitações em banda, pavilhões industriais, entre outros. Contudo, a arquiteta não hesita em afirmar o gosto em projetar habitação unifamiliar, nunca descurando as premissas do cliente. Para além de trabalhar o processo desde a fase inicial até ao final, o que se traduz num acompanhamento personalizado, cumpre sempre com os timings de entrega a que se propõe.

 

Casas do Olmo

As perspetivas, de ano para ano, têm sido ascendentes, não sendo 2020 uma exceção. Com vários projetos na mira, o gabinete A2 tem um empreendimento especial: Casas do Olmo – Habitação em banda, próximo da vila de Monção, que começou a ser comercializado este mês. O projeto, que surgiu de uma sociedade de amigos, onde Cláudia Terra de Brito se incluiu, em conjunto com Rui Lourenço e investidores, tem fortes potencialidades, estando bem localizado. “Juntos vamos dar início à fase da construção deste empreendimento, vai ser o nosso primeiro trabalho em conjunto. Vamos fazer, numa primeira fase, 10 habitações. Após a conclusão destas, começamos a segunda fase”, conclui.

You may also like...