Arcada Imobiliária: “Nós vendemos confiança!”

A empresa foi criada em 1999 tendo como casa a cidade de Aveiro. Ao longo dos 20 anos de existência o negócio foi-se expandido e ultrapassando as barreiras que foram impostas e hoje, o CEO, conta à Revista Business qual o estado do mercado imobiliário referindo quais são as ambições e projetos que se avizinham.

Para além da sede da empresa situada em Aveiro, existem ainda mais duas lojas (Forca e Bairro do Liceu). A Arcada está também presente em Ílhavo (Praia da Barra), Oliveira do Bairro, Albergaria-a-Velha, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Ovar, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa (Arroios e Saldanha) e Algarve (Portimão e Albufeira). São 16 as lojas espalhadas ao longo do território nacional que vem servir as necessidades dos clientes. “Em Aveiro somos a imobiliária com mais lojas e continuamos a apostar no nosso projeto de expansão”, conta.
A ideia foi desde o início, fazer melhor e fazer diferente. “Isto é um negócio de pessoas e de emoções. Na minha opinião, esta atividade não pode deixar de ser um negócio de números, mas esta não é a nossa principal preocupação. As pessoas que trabalham e colaboram diretamente connosco são parte integrante e essencial nesta rede. Mais do que um negócio de casas é um negócio de pessoas porque nós vendemos confiança”, explica o CEO.
Pedro Pires explica que “quando um cliente procura os nossos serviços, não lhe são mostrados simplemente os imóveis, previamente fazemos uma qualificação financeira a identificar qual será o valor que o cliente poderá pagar pela casa, e desta forma evitar visitas a imóveis com um custo superior ao seu orçamento. Fazer o cliente ver um imóvel acima da sua capacidade financeira, cria falsas expectativas e pode comprometer o negócio. Temos de ser objetivos”. É neste modelo que assenta a elevada taxa de sucesso. Um formato que permite fidelizar os clientes e os seus familiares, que depois de comprarem, se tornam amigos e que voltam a recorrer aos serviços da Arcada sempre que necessitam. “A confiança é a melhor garantia que podemos dar ao mercado. Ninguém vai colocar o sonho de uma vida nas mãos de uma pessoa ou empresa na qual não confia. A compra de uma casa é uma experiência e nós temos a preocupação de tornar esse momento especial e positivo”.
A venda de casas e sonhos não é a única valência. A Arcada dispõe ainda, em parceria com outras entidades, serviços como crédito habitação, crédito pessoal, seguros, certificados energéticos, estudos de mercado, segurança, eletricidade e gás dos quais os clientes podem usufruir.
O diretor geral aposta também na formação frequente dos seus colaboradores por considerar que é na formação e não na formatação que está o segredo. “Nós temos bons comerciais em constante evolução. Apostamos numa formação contínua de forma a dotarmo-los de ferramentas para um mercado extremamente competitivo. Essa evolução fica evidente quando alguns dos nossos franchisados começaram como comerciais e hoje tem uma ou mais lojas”, explica. Apesar dos diferentes mercados que enfrentam em território nacional a forma de venda é comum em todas as zonas transmitindo os valores da Arcada.
O balanço é positivo e não existem dúvidas para o CEO que quer expandir o negócio. “Queremos crescer e disso não temos dúvida. Porém, o processo vai continuar a ser ponderado, não vamos abrir lojas por abrir. Queremos que todos ganhem. Neste negócio não pode ser só uma pessoa a ganhar”.

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