Ao cuidado da sua saúde desde 1992

Em entrevista à Revista Business Portugal, Jean Pierre Rancher, fundador, apresenta-nos a Taviclínica, conhecida como a “clínica do francês”.  A clínica chegou a Portugal há 30 anos e empenha-se em prestar as melhores condições de atendimento e garantir o bem-estar da população.

 

Jean Pierre Rancher, fundador

Antes de chegar a Portugal, Jean Pierre, iniciou a carreira médica numa cidade no sul de França, Perpignan. Naquela região, recebia muito portugueses, que na sua maioria eram de Tavira. Foi então, no decorrer do trabalho, que conheceu uma portuguesa natural da pequena cidade algarvia. Razão pela qual se mudou para Portugal e fundou a Taviclínica.

A clínica conta com médicos especialistas em diversas áreas, de modo a oferecer uma equipa de excelência, com atendimento personalizado disponível de segunda-feira a sábado e ao domingo por telefone. Disponibiliza serviços de consultas em ambulatório e consultas ao domicílio. Recentemente, também coloca ao dispor do paciente, vídeo-consultas para as especialidades de Clínica Geral, Dermatologia, Psicologia, entre outras especialidades, para aquelas pessoas que não consigam deslocar-se à clínica ou se encontrem em isolamento, proporcionando assistência médica a um maior número de pessoas. A acupunctura, análises clínicas, audiologia, enfermagem, fisioterapia respiratória, nutrição osteopatia, podologia, terapia da fala, são algumas das valências que estão disponíveis. São no total 33 especialidades, 57 profissionais e 10 parcerias.

A equipa que Jean Pierre considera “multifuncional e sempre disponível” é praticamente a mesma desde a abertura da clínica. O agradecimento estende-se à população de Tavira, por todo o sucesso que a clínica conseguiu conquistar ao longo do tempo: “São pessoas muito simpáticas”, afirma.

 

2020 e os novos desafios para a saúde

Quando a clínica abriu, “trabalhava 24 horas por dia”, era algo momentâneo, mas acabou por seguir sempre esse horário de trabalho até antes da pandemia. Hoje, esse serviço 24 horas é disponibilizado através de um serviço designado “SOS Médicos”, que funciona através de chamadas telefónicas: “A pessoa telefona para a clínica, há sempre um médico disponível que, em caso de urgência, atende ao domicílio ou na própria Taviclínica”.

Para além disso, a clínica encontrava-se aberta ao domingo e os pacientes podiam chegar em qualquer momento. No entanto, esse é outro ponto que se alterou, devido à situação provocada pela pandemia do novo Coronavírus, ou seja Jean Pierre optou por encerrar a Taviclínica ao domingo, situação que se poderá reverter uma vez que estão a ser feitos todos os esforços para reorganizar o funcionamento da clínica ao domingo, sempre de acordo com as normas de segurança em vigor. No entanto “a linha telefónica está sempre a funcionar para quem tiver alguma urgência”. Hoje, orgulha-se de poder dizer que tem na clínica “mais de 110 mil processos clínicos”, que se traduzem em cerca de 150 a 200 consultas por dia, distribuídas por todas as especialidades da clínica. Os utentes não vêm só de Tavira, vêm de várias regiões, principalmente de Lisboa, Portimão, Sintra e Alentejo.

Apesar da situação atual não ser a mais favorável, na Taviclínica “trabalha-se ainda mais do que o habitual”. Consequência da diminuição do número de consultas no centro de saúde, que obrigou a população a procurar outros locais para responder às suas necessidades. E, por isso, como nos confidencia Jean Pierre, “o ano de 2020, até agora, foi um ano com muito mais trabalho”.

Em Tavira há cada vez mais casos de Covid-19, “mas a população tem consciência de que temos de tomar precauções”. Durante a pandemia, houve pessoas que ficaram mais de quatro meses em casa e, com o isolamento obrigatório, surgiram mais problemas de depressão, ansiedade, “sobretudo nas pessoas mais velhas” e, segundo o fundador, “há mais procura de consultas do foro psicológico”.

 

Projetos futuros

No que diz respeito à situação pandémica, Jean Pierre acredita que “não haverá mudanças, pouco a pouco vamo-nos habituando a esta situação”. E, por isso, não receia o futuro do trabalho que tem vindo a desenvolver na clínica.

A situação atual complica os negócios do ponto de vista financeiro, mas existem sempre novos projetos em mente. O médico tem a “intenção de construir um hospital em Tavira” e procura parcerias para concretizar esse “sonho”.

 

__________

Morada: R. Almirante Cândido dos Reis, nº 226 | 8800-318 Tavira

E-mail: geral@sosmedicos.pt

Site: www.sosmedicos.pt

Tel.: 281 380 660

Facebook: SOS Médicos

You may also like...