Amorlux: Segredo- paixão, dedicação e vontade de crescer

No ano em que a Amorlux celebra o vigésimo quinto aniversário, o seu fundador, Vítor Guisado, em conversa com a Revista Business Portugal, relembrou o início do projeto e mostrou-se orgulhoso no caminho percorrido.

Corria o ano de 1994 quando Vítor Guisado decidiu aliar a sua experiência profissional como técnico certificado pela DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia) e pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), com a vontade de gerir um negócio seu. “A atividade da Amorlux compreende o desenvolvimento, engenharia, instalação, e assistência técnica de instalações especiais em empreendimentos habitacionais, escritórios, unidades industriais, unidades hoteleiras e infraestruturas públicas. Optamos sempre pela utilização de produtos de referência, a preços competitivos para os nossos clientes, mantendo sempre um nível de qualidade elevado”, começa por explicar.
A Amorlux prima pela seriedade total. Nunca ficou por pagar uma conta a um fornecedor, a um colaborador ou à banca nestes 25 anos de atividade. Além disso cumpre os prazos de pagamento. Apesar de, ao longo destes anos, termos tido perdas avultadas devido à crise do setor, nunca a Amorlux refletiu isso a jusante. Pelo contrário, lutámos e absorvemos os prejuízos e seguimos em frente.
O setor deveria “pensar seriamente em moralizar-se com o princípio do pagador exemplar que cumpre os prazos, para distinguir o trigo do joio. Assim a nossa economia daria um salto qualitativo e tornar-se-ia saudável”.

Mercado, serviços e forma de atuação
Sediado na margem sul do Tejo vê, desde cedo, a potencialidade dos mercados da capital e da região Algarvia, as principais apostas da empresa. Foi com a adaptação aos mercados e às suas exigências que a empresa cresceu e se tornou uma referência. “A empresa foi pioneira no solar fotovoltaico da microgeração, mercado onde apostamos durante três anos. Após esse período vimos na hotelaria um potencial que devia ser aproveitado. Hoje, é esse o nosso melhor mercado e no qual nos focamos. É gratificante e interessante trabalhar com este setor”, explica o fundador.
Certificada há 15 anos com o Sistema de Gestão da Qualidade ISSO:9001:2015, conta com vários títulos de PME (PME EXCELÊNCIA 2018) e com a certificação da Autoridade Nacional de Proteção Civil. “Isto é o que eu sei fazer e dedico-me com muito afinco. Fui sempre lutando para aprender mais, para evoluir e fazer a empresa crescer”, afirma.
Os serviços disponibilizados pela empresa são instalações elétricas, de telecomunicações e de segurança eletrónica. Com o passar dos anos, de forma a construir uma aliança entre as diversas vertentes, o fundador fez nascer mais dois projetos: Amorlux Construções e a Eletronics Life. A Amorlux Construções surge devido à forte relação com o setor e a Eletronics Life surge para facilitar o funcionamento das demais, através da venda dos produtos. No entanto, não trabalham só entre si e são empresas disponíveis no mercado para outros clientes.
A mão-de-obra especializada “é cada vez mais uma dificuldade, mas manter a qualidade não é discutível”. São 30 os colaboradores da casa que espelham o excelente trabalho e a dedicação com que abraçam os projetos.
Esta forma de atuação, tendo em vista o crescimento comum, torna o serviço mais eficaz e os clientes mais satisfeitos. “Aqui, cumprimos os prazos, fazemos acompanhamento de pós-venda, temos credibilidade junto dos nossos clientes e fornecedores e é isso que nos define e nos diferencia. Em cada trabalho executado pretendemos sempre deixar a nossa marca, marca essa que tem sido o nosso melhor marketing na angariação de novos clientes. Estamos no mercado há 25 anos e pretendemos melhorar, cada vez mais, o dia a dia do nosso cliente”, conta.

Novas formas de olhar para o setor
O setor tem caminhado a par e passo com a inovação tecnológica e a empresa tem sido uma referência no assunto. “Temos desenvolvido sistemas de CCTV em que nos dedicamos à importação, comercialização e montagem de sistemas de circuito fechado de vídeo vigilância com transmissão e visualização remoto através de smartphones, tablets e computadores. Temos apostado em redes estruturadas onde possuímos experiência comprovada e estamos perfeitamente equipados para fazer instalações e certificação de redes estruturadas de computadores de qualquer dimensão e para todos os fins. Estamos aptos também no que toca a redes estruturadas em fibra ótica e par de cobre. Desenvolvemos e implementamos instalações elétricas de baixa tensão em condomínios, escritórios, unidades industriais e hoteleiras, atividade que é complementada com o fabrico e instalação de quadros elétricos”.
Apostam, simultaneamente, “em sistemas de domótica (casa inteligente) em que integramos na mesma aplicação em smartphone toda a iluminação, estores, climatização, controle de acessos, vídeo porteiro, CCTV e alarmes. O âmbito das energias renováveis não é esquecido e a empresa foi pioneira na certificação, “junto das entidades competentes, uma instalação de Microgeração ao abrigo do Decreto-Lei nº 363/2007”, afirma.

Olhos postos no futuro
Com o país virado para o turismo, a Amorlux direcionou-se para esse mercado e colaborou na construção/reconstrução de vários hotéis, nomeadamente da cadeia de Hotéis Tivoli, entre outros. Com dois hotéis em andamento e uma agenda repleta até ao final do ano, só resta afirmar que o “balanço é positivo. Não imaginava onde podia chegar, mas dei o meu melhor a cada dia. Sempre com paixão pelo setor e sempre procurando formas de aprender e de ser melhor”, remata o CEO, Vítor Guisado.

You may also like...