ÂMAGO-Energia Inteligente: No Âmago da Eficiência Energética

Nesta Edição, a Revista Business Portugal apresenta-lhe a ÂMAGO-Energia Inteligente, a empresa Algarvia que tem vindo a afirmar-se no mercado nacional como uma parceira pró-ativa e diligente, ideal para quem procura poupar a carteira e o ambiente! Através de uma multiplicidade de serviços, a ÂMAGO garante alcançar a eficiência energética do seu edifício ou empreendimento e, claro está, a redução dos custos associados à sua fatura energética!

Amiga do Ambiente e Amiga do Negócio
Instituída a 29 de fevereiro de 2008, a ÂMAGO surge com a finalidade de conter e reduzir os custos de energia dos edifícios, tornando-os mais eficientes. A Revista Business Portugal esteve à conversa com João Raposo, responsável da ÂMAGO, que nos esclareceu acerca dos benefícios e vantagens de recorrer à prestação de serviços da Âmago e nos revelou que “o maior desafio da ÂMAGO é fazer o público entender que é possível pagar muito menos para aquecer ou arrefecer um edifício”.

Projetos AVAC, Certificação e Auditorias Energéticas
O engenheiro térmico começou por revelar que o grande objetivo da empresa é “tornar Portugal completamente independente de combustíveis fósseis, num futuro próximo”. Para isso, segundo afirma, “é fundamental mudar mentalidades” e “mudar a forma como são concebidos os edifícios em Portugal”. Neste sentido, a ÂMAGO assume-se na posição central da questão que envolve a eficiência energética em Portugal. Esta eficiência, clarifica o engenheiro, “passa por promover e conceber uma construção melhorada”. Através de um maior aproveitamento dos recursos naturais ou da utilização de tecnologia que permite aquecer e arrefecer os edifícios de forma natural. Muitos são os engenheiros ou arquitetos que procuram os serviços prestados pela ÂMAGO no âmbito da realização de projetos térmicos ou projetos de ventilação, climatização e ar condicionado (AVAC). Mas não fica por aqui, a ÂMAGO realiza, ainda, a certificação energética de edifícios e auditorias energéticas.

Gestão Técnica Centralizada
Em grandes edifícios, a ÂMAGO realiza a chamada ‘Gestão Técnica Centralizada‘. Esta gestão, conforme explica João Raposo, consiste na “concretização de projetos, direcionados para edifícios já construídos, cuja finalidade é reduzir os custos do consumo energético, tornando os edifícios e os sistemas mais eficientes”. Através de um sistema central, a ÂMAGO é capaz de regular e controlar a utilização de sistemas de climatização como caldeiras, depósitos de água quente, chillers, entre outros. Em tempo real e através de um computador, os profissionais da empresa algarvia monitorizam e regulam todos os sistemas instalados num edifício ou empreendimento.

A Única Empresa Nacional a Realizar Contratos de Desempenho Energético
A ÂMAGO é a empresa em Portugal que realiza Contratos de Desempenho Energético integrando o consumo energético total de um edifício ou empreendimento.
Perante o ceticismo do público e de forma a demonstrar confiança no serviço prestado, a ÂMAGO decide desenvolver um modelo de negócio apelidado como ’Contratos de Desempenho Energético‘. Estes contratos implicam a disposição da Âmago em investir pelo cliente, realizando a instalação de novos equipamentos e recuperando este investimento com a poupança gerada. O período contratual entende uma cooperação que se estende por cinco a sete anos. Trata-se de um modelo benéfico para todas as partes envolvidas e com garantias asseguradas pela empresa. Nas palavras de João Raposo, “no seguimento de uma auditoria energética, a ÂMAGO apresenta ao cliente um relatório em que, por exemplo, um investimento de 300.000 euros representaria uma poupança de 100.000 euros, por ano, para o cliente. Isto significa que o investimento inicial estaria pago em três anos e o consumo de energia do edifício seria consideravelmente reduzido. Enfim, garantimos a eficiência do edifício, sem custos acrescidos para os nossos clientes. Aliás, o cliente rentabiliza, ainda, 10 por cento da totalidade da poupança”.

A Empresa Nacional com Maior Número de Contratos de Desempenho Energético
Atualmente, a ÂMAGO é a empresa nacional com maior número de contratos deste género, principalmente com grupos hoteleiros de grande dimensão. A forma como a ÂMAGO leva a cabo este tipo de projeto subentende, ainda, a utilização de métodos inovadores no tratamento de sistemas de climatização. O engenheiro explica: “somos uma pequena equipa de sete pessoas. Nesta área da climatização – uma área muito específica que implica muitos conhecimentos de várias áreas, como a térmica ou a electrotécnica – nós temos uma enorme mais-valia nos recursos humanos. Somos uma equipa de engenheiros eletrotécnicos, engenheiros mecânicos, arquitetos e a direção administrativa e financeira: todos juntos fazemos uma equipa que funciona muito bem no campo, uma equipa empenhada que se desloca aos locais e realiza as medições necessárias. Esta combinação de conhecimentos permite um tratamento de dados que se traduz numa previsão, muito assertiva, dos resultados finais e na concepção de soluções ideais a cada caso, tendo em conta os recursos existentes.”

Gemax – Software de Gestão e Manutenção
Simples e eficiente, o Software de Gestão e Manutenção Gemax tem a assinatura da ÂMAGO. Porque todos os equipamentos precisam de manutenção, curativa e preventiva, para funcionarem de forma eficiente e otimizar o seu ciclo de vida útil, tornou-se evidente, para os profissionais da ÂMAGO, a criação de um software de gestão que visasse a correta utilização e regulação dos equipamentos existentes em empreendimentos hoteleiros. Assim, surge o GEMAX – um software de gestão da manutenção que já se encontra em utilização em todos os hotéis do Grupo Pestana, nas Pousadas de todo o país, em todos os hotéis de Portugal continental e ilhas, em hotéis do Brasil, Espanha e Marrocos. Trata-se de um software único, desenvolvido especialmente para edifícios hoteleiros e com origem totalmente algarvia.

You may also like...