Algarvepools: Transparência, rapidez e qualidade na construção e manutenção de piscinas

Flavius Stanciu e Sérgio Pop, diretor e gerente

Há 10 anos, quando Sérgio Pop começou a trabalhar para a AlgarvePools, enquanto trabalhador independente, esta empresa apenas vendia piscinas de fibra e fazia a sua respetiva manutenção. Quando Sérgio Pop assumiu a gerência da loja, já lá vão sete anos, as diretrizes mudaram. A aposta na qualidade dos produtos, na inovação e na total transparência com os clientes garantiu-lhe um reforço do nome no mercado e uma nova vaga de clientes.

O responsável pela AlgarvePools explicou à Revista Business Portugal que, durante os três anos em que trabalhou para a empresa, enquanto trabalhador independente, levou a cabo sempre o mesmo tipo de serviço: “Esta empresa trabalhava exclusivamente com piscinas de fibra, pois tinha nascido em franchising com a fábrica que fazia este tipo de piscinas. Comercializava apenas esse produto, acrescido do respetivo sistema de filtração. Porém, em 2011, em plena crise, esta loja ia fechar e eu decidi ficar com ela, mas segui o caminho da qualidade e da inovação”.

Piscinas e equipamentos de qualidade

A primeira medida que o novo proprietário da AlgarvePools tomou, em conjunto com o diretor da empresa, Flavius Stanciu, foi a de alargar a gama de serviços e produtos disponíveis na loja. Respeitando a origem da loja, não deixou de trabalhar com a marca de piscinas de fibra com que trabalhava, mas integrou na paisagem da empresa, com grande profissionalismo, a construção/renovação de piscinas em betão. “Nos últimos anos os nossos clientes confiaram-nos grandes projetos nesta área. Daí a nossa vontade para a inovação.” Todavia, todos os equipamentos foram sujeitos a um apertado controlo: “fomos à procura de novos equipamentos, sobretudo que fossem inovadores e começámos a contactar os fornecedores, no sentido de nos darem a conhecer os equipamentos. Trabalhámos com vários fornecedores, até percebermos, por testes feitos por nós e mesmo pelo comportamento dos equipamentos e produtos instalados nos clientes, quais aqueles que queríamos representar. A seleção foi sendo feita com base na qualidade”.

Foi assim, por exemplo, que a AlgarvePools se tornou a empresa que mais bombas de velocidade variável vende no Algarve, apesar de este ser um equipamento muito mais caro do que uma bomba comum: “Acontece que a poupança energética é muito maior. Eu comprei uma bomba desse tipo e testei-a aqui na loja. Percebi que uma bomba de velocidade variável gasta 110 watts, comparativamente a uma bomba comum, para a mesma piscina, que gasta 900 watts. Explico sempre ao cliente que a bomba de velocidade variável pode custar cinco vezes mais, mas dentro de dois anos tem esse investimento compensado, tendo em conta a poupança energética”.

No que respeita a coberturas – um outro exemplo – a aposta também foi na qualidade. “Optámos por importar todas as coberturas automáticas diretamente de França, de um dos principais fabricantes deste produto e que é reconhecido mundialmente pela sua qualidade e segurança”.

Wellness – Na AlgarvePools surge Wellgarve

Segundo Sérgio e Flavius, quem trabalha na área das piscinas não pode ignorar a parte do wellness (spas), mas deve perceber e dar a conhecer a diferença que existe entre estes dois conceitos. Nesse sentido, surge na AlgarvePools a Wellgarve, como marca responsável exclusivamente pela área do wellness – spas, saunas e banhos turcos. “Procurámos desde do início contornar esta área de forma distinta, investindo muito nesta nova marca – Wellgarve – através de uma gama completa de produtos e serviços wellness. A posição que a Wellgarve ocupa hoje deve-se ao trabalho que foi feito ao longo dos últimos anos. Lembro-me que o primeiro spa que adquiri, antes do aparecimento da Wellgarve, custou-me oito mil euros e vendi-o rapidamente. Com o valor desse, acabei por comprar outro, ainda mais caro, que também foi rapidamente vendido. Todo o lucro foi transformado em investimento, ou seja, no aumento de uma gama de produtos de qualidade. Esta forma de trabalhar lançou-nos para um outro nível, tendo ao longo dos últimos anos um crescimento exponencial na venda dos spas. Hoje em dia através da Wellgarve fornecemos SPAS de grandes marcas fabricadas em Canada e Europa. Vamos continuar a investir, pois a Wellgarve ainda tem muito a dizer no mercado wellness”.

Transparência, conhecimento técnico e rapidez

Sérgio e Flavius fazem questão de explicar detalhadamente ao cliente como se vai concretizar o projeto. Quando um cliente pede um orçamento à empresa, recebe uma descrição pormenorizada de tudo aquilo que vai ser necessário para construir a piscina. “Criámos uma plataforma de orçamentos interativos que oferece ao cliente a possibilidade de escolher os melhores equipamentos e obter toda a informação técnica sobre os mesmos. Para não deixarmos dúvidas sobre o nosso método de trabalho e equipamentos utilizados facultamos ao cliente orçamentos na própria língua, não apenas em português. Tudo isto, porque a transparência é um dever nosso e um direito do cliente”.

A equipa da AlgarvePools aposta no conhecimento, participando em diversas formações específicas em Química e equipamentos. Essa valência é importante e faz a diferença na assistência e no controlo da qualidade da água. “Os hotéis que trabalham connosco não podem correr o risco de ter a água da piscina ou SPAS fora dos parâmetros, por isso temos que ter a capacidade de controlar todo o sistema que está na base do tratamento da água e de dar respostas rápidas mesmo às situações incomuns. Esta capacidade chama-se conhecimento”.

A rapidez de resposta é outra característica desta empresa, conhecida por conseguir responder em muito pouco tempo às solicitações dos clientes: “a maioria dos nossos clientes é estrangeira e têm sempre pouco tempo. A resposta tem de ser imediata e, por isso, estamos agora a concentrar o nosso trabalho numa região próxima da nossa sede, para que possamos responder com brevidade. Quando iniciámos a empresa, chegámos a fazer trabalhos em Lisboa e no Alentejo”.

Para Sérgio e Flavius, a empresa está no bom caminho: “queremos basear-nos sempre na qualidade. Preferimos explicar ao cliente as verdadeiras necessidades deles, e não vender quando não é necessário, do que vender apenas para fazer lucro. Por outro lado, pretendemos filtrar o mercado, por isso queremos instaurar uma política de produtos de qualidade. Tal como as piscinas, as empresas também têm os seus filtros. O nosso é a qualidade. É este o caminho”.

 

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