Agência de Viagens Melo: Viajar com confiança

A Agência de Viagens Melo, localizada em Ponta Delgada, conta com 48 anos de existência. Nesse seguimento, Catarina Cymbron – atual diretora e nossa entrevistada nesta edição – herdou o legado que lhe permite ajudar os açorianos a conhecer o mundo e o mundo a conhecer os Açores.

O pai da nossa entrevistada foi pioneiro na elaboração de programas que permitiam turistas estrangeiros visitarem as ilhas do arquipélago. Catarina Cymbron seguiu-lhe os passos e já há 24 anos que se dedica à mesma profissão: ser agente de viagens.
Atualmente esta empresa apresenta dois serviços distintos: o de auxiliar os açorianos na organização das suas viagens (sejam elas em lazer ou em trabalho) e o serviço incoming, que permite a continentais e estrangeiros usufruírem de um pacote de serviços e atividades totalmente planeados por forma a permitir a melhor experiência possível no contacto com a beleza natural açoriana. “Organizamos programas individuais e de grupo para pessoas que querem visitar os Açores, nas mais diversas áreas: percursos pedestres, golfe, mergulho, circuito entre ilhas e demais atividades que vão ao encontro das expetativas e desejos dos nossos clientes”, explicou-nos a nossa entrevistada.
Ainda sobre a crescente procura que se tem evidenciado, a diretora da Agência de Viagens Melo assumiu a cada vez mais exigente postura do mercado turístico, que obriga a uma maior flexibilidade e dinamismo por parte das empresas do setor: “dou-vos o exemplo de um nicho de mercado que começa agora a surgir: o turista que procura as nossas ilhas em função da sua energia, conexão espiritual e holística. Isto é uma novidade para nós e temos que nos saber adaptar a ela”.
No que diz respeito às tendências do mercado, Catarina Cymbron confidenciou-nos que, na hora de viajar, os açorianos optam cada vez mais por cruzeiros e destinos de sol e praia (a par dos continentais) e, no sentido contrário, os Açores são muito procurados, principalmente, por alemães, escandinavos, ingleses, franceses e, agora (devido aos voos diretos existentes entre Nova Iorque e Ponta Delgada), norte-americanos.

Açores: um destino para o ano inteiro
Consciente da imprevisibilidade do setor onde atua: “nós estamos muito dependentes de fatores externos porque, em alturas de crise, o primeiro corte que as famílias fazem é nas viagens e nós sofremos com isso”, a empresária lamentou a ainda existente sazonalidade na procura pelo destino Açores. “A verdade é que o nosso arquipélago tem tanto de bonito no verão como no inverno. E no que diz respeito a atividades, somos dos poucos destinos que apresenta um elevado número de programas para as várias estações do ano. É preciso contrariar a sazonalidade e é nesse sentido que estamos a trabalhar”, finalizou a nossa entrevistada.

You may also like...