AF Móveis: Na linha da frente do mobiliário moderno

Susete Caseiro e Nelson Bernardes – sócios-gerentes da AF Móveis – falam do legado de família fundado no ano de 1984, em Paio de Baixo (Pataias, Alcobaça).

“A empresa António Pereira Vieira Caseiro foi fundada em 1984 como sendo em nome individual e em 1986 foi constituída a empresa – António Pereira Vieira Caseiro, Lda. – onde passou a funcionar já nestas instalações. Desde essa data, a empresa tem vindo a desenvolver o negócio” de mobiliário de habitação, como nos começam por contar os nossos entrevistados.“A empresa António Pereira Vieira Caseiro foi fundada em 1984 como sendo em nome individual e em 1986 foi constituída a empresa – António Pereira Vieira Caseiro, Lda. – onde passou a funcionar já nestas instalações. Desde essa data, a empresa tem vindo a desenvolver o negócio” de mobiliário de habitação, como nos começam por contar os nossos entrevistados.O ano de 2019 fica marcado pela chegada de uma nova gerência que une Susete Caseiro (Advogada) e Nelson Bernardes (Engenheiro Eletrotécnico) na liderança. O core business da empresa centra-se na produção de “mobiliário moderno para habitações, nomeadamente quartos, salas, móveis de casa de banho, cozinhas,  escritórios, entre outros. A principal matéria-prima utilizada é o aglomerado de madeira, mais conhecido como melamina, que é o nosso produto base. Produzimos algum material em folha, mas corresponde apenas a dez por cento da nossa produção”, explicam.

Da AF Móveis para sua casa

O sistema é simples: o cliente faz a encomenda, todos os dias produzidos os móveis que saem diretamente para o retalhista e a partir daí segue para o cliente final. A pensar no cliente é colocado à disposição o serviço de assistência e respetiva colaboração de montagem.Por catálogo ou à medida, têm a solução para todos os gostos e necessidades. “Nós trabalhamos a partir do nosso catálogo e fabricamos de acordo com o que está no catálogo. Porém, podemos alterar esses mesmos móveis em termos de medida, uma vez que os espaços são diferentes. Por vezes, fazemos móveis específicos que não pertencem à nossa linha, mas tentamos sempre seguir o catálogo consoante os modelos e as cores que temos”, referem. As tendências devem ser seguidas e, sensivelmente, de 2 em 2 anos a empresa lança um novo catálogo que tem como objetivo corresponder às exigências dos clientes. A presença em feiras nacionais é também uma grande vantagem para estar a par de todas as novidades. O trabalho é, maioritariamente, a nível nacional, mas já existe produto AF Móveis a ser exportado através de alguns clientes. Em Portugal, contam com vendedores em zonas específicas de vendas no país que fazem pesquisa através de lojas de móveis para perceber onde é mais interessante se posicionarem. Para além da presença física, consideram que a página online “www.moveisaf.com” é cada vez mais importante.Diariamente trabalham 38 colaboradores para transportarem as ideias até à casa dos clientes, sempre com o máximo profissionalismo e qualidade, pois sem eles nada disto era possível. Para isso, dispõem de um processo produtivo bastante organizado. “O nosso processo produtivo consiste em idealizar o móvel consoante as cores e o formato. É feito num programa que engloba o sistema i4.0/indústria 4.0. Esse programa é introduzido diretamente nas máquinas e os funcionários apenas chamam o programa e cortam as peças. Depois essas peças levam o seu próprio tratamento de orlagem, e em seguida são feitas as furações necessárias à montagem dos moveis na CNC. Segue-se a colocação da ferragem, o móvel é montado na linha de prensa, e depois é limpo e embrulhado. O objetivo de estar na indústria 4.0 é aumentar a produtividade, eliminar erros humanos e ter uma opção mais dinâmica de produção. Sem essa ferramenta teríamos de cortar uma peça de cada vez, muitas horas de programação , o que quebra muito a produção”.

PME Excelência / PME Líder ’18

A distinção é recebida com emoção e reflete “um trabalho bem feito, um grande esforço que foi feito e foi conseguido. Não é qualquer empresa que é PME Líder e Excelência. Simboliza a nossa vontade de continuar”. O caminho para o sucesso continua e baixar os braços não é uma opção para os gerentes. Assim, pretendem “que a empresa continue a crescer a um ritmo sustentado, que os nossos clientes vejam em nós uma possibilidade forte/um parceiro em termos de produto e de qualidade. Temos entregas rápidas com um design agradável do nosso produto e temos um leque variado de ofertas que vai ao encontro das expectativas dos nossos clientes. A nossa mais-valia é o nosso produto e a nossa imagem, bem como a assistência pós-venda que damos. O cliente final sabe cada vez mais aquilo que quer. É mais exigente e mais rigoroso”, salientam.

Futuro

Dispostos a enfrentar novos desafios, Nelson e Susete  desejam cimentar e consolidar o trabalho de seis meses de gestão. “Futuramente queremos crescer e a exportação também passa pelos nossos horizontes que será mais a longo prazo. Para isso, a nossa produção tem de ser mais flexível e rápida”, rematam.

You may also like...