AC Structures: “A qualidade é uma obrigação”

Mário Alvim de Castro é o CEO da AC Structures, uma empresa nova no mercado dos perfis pultrudidos e dos materiais compósitos, nomeadamente, plástico reforçado com fibra de vidro, de carbono ou de aramida. A Revista Business Portugal esteve à conversa com o fundador da empresa, para perceber o mercado, as vantagens deste produto e as áreas em que pode ser aplicado.

Antes de mais, como se desenhou o seu percurso profissional, de forma a levá-lo a criar a AC Structures?
Esta é a segunda fase do meu percurso profissional. Depois de 21 anos à frente de uma indústria de materiais compósitos, que começou com um spin-off académico, a partir do INEGI, vendi a minha participação devido a divergências na gestão da empresa. Inicialmente, a AC Structures estava ligada à consultoria e revenda de materiais, mas os desafios do mercado levaram à necessidade de ter pessoal próprio para dar resposta às necessidades do mercado. As áreas de atuação da AC Structures são a aplicação em perfis pultrudidos, gradis e peças em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV). Associado a estas áreas está a conceção, projeto e desenvolvimento de novas aplicações com soluções inovadoras.

Que características têm os materiais compósitos com que trabalha?
Os materiais compósitos de matriz polimérica são plásticos reforçados com fibra de vidro, de carbono ou de aramida. Estes produtos são quatro vezes mais leves do que o aço e têm grande resistência mecânica e à corrosão. Além disso, têm grande duração, com manutenção muito reduzida ou inexistente. O conhecimento em engenharia de materiais compósitos e a experiência de mais de 25 anos permitem encontrar soluções para desafios mais complexos. Os preços destes produtos, inicialmente mais caros, são compensados a médio prazo com a ausência de manutenção, tornando o investimento inicial facilmente recuperado.

Em que áreas se pode aplicar este material?
Este material é transversal e pode ser aplicado em várias áreas e para diversos fins, nomeadamente, no saneamento básico e abastecimento de água, indústria de transportes, barragens e setor elétrico, indústria química e nas zonas perto da orla marítima, porque é resistente à corrosão, sendo uma boa solução em varandins, passadiços, portões, escadas e estruturas diversas. São aplicados em ETAR’s e aeroportos, uma vez que este material não interfere, respetivamente, com os radares e a sinalética vertical. Por exemplo, na cidade da Maia foi substituída a sua sinalética toponímica por este tipo de material. A sua característica de flexibilidade permite que, quando sujeito a um embate, este recupere a posição inicial, mesmo que danificado. Outro exemplo é a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que preferiu a solução de passadiços em perfis pultrudidos em de vez de metálicos. Estes passadiços, para utilização pedonal e ciclovia com estrutura e gradil em materiais compósitos, têm a capacidade de suportar a circulação de uma viatura de emergência médica. Por último, o Metro do Porto, nas composições Eurotram, tem este material nos painéis exteriores e interiores, dadas as características de resistência à corrosão, ao fogo e à leveza. Além destes exemplos, também existe a aplicação na vertente decorativa, como no caso das rolhas de espumante, colocadas nos municípios da Rota da Bairrada, feitas em plástico reforçado com fibra de vidro e, depois, revestidas com cortiça. As aplicações são inúmeras e tudo é produzido dentro do que é pretendido. O cliente apresenta-nos um desafio e o nosso propósito é encontrar uma solução… o limite é a imaginação.

Como se desenha o caminho da AC Structures?
O mercado é sempre imprevisível, mas creio que as áreas de grande aplicação deste material continuarão a ser mais tradicionais, como referi anteriormente. Os novos desafios aparecem todos os dias e o caminho da AC Structures será sempre o de se diferenciar da concorrência com novas soluções e aplicações. Estes materiais já são conhecidos, mas têm tendência a crescer e a tornarem-se uma excelente alternativa como um produto inovador, confiável e duradouro para todos quantos optem pela sua utilização.

You may also like...