A proximidade é a missão!

A Farmácia Moderna, bem situada no centro da aldeia, serve a freguesia de Freixo, em Ponte de Lima. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Maria Paiva, diretora técnica, e com a filha, Eva Paiva, farmacêutica adjunta.

Tudo começou pelas mãos do pai de Maria Paiva que, numa conversa nostálgica, relembrou aqueles tempos em que tudo era totalmente diferente, desde a própria farmácia, que tinha um “pequeno balcão”, às próprias carências sociais pois, naquele tempo, nem havia o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No entanto, há uma coisa que permanece até aos dias de hoje: a boa relação entre os utentes e a farmácia. Aqui, não se vende apenas medicamentos, mas também se oferece companhia e há sempre tempo para dar uma palavrinha!

Desde 1947 foram feitas apenas quatro obras neste estabelecimento. Uma aposta na evolução e no crescimento. “O objetivo foi sempre dar a Freixo a farmácia que a população merece. Notamos que as pessoas que vêm pela primeira vez cá dizem sempre o mesmo: ‘não estava a contar com uma farmácia destas neste sítio’. E isso é um motivo de orgulho, para nós e para os residentes da freguesia”.

A população encontra aqui os mais variados serviços farmacêuticos, bem como outros serviços de promoção de saúde e bem-estar, tais como consultas de nutrição clínica, rastreios de pé diabético, preparação de medicação, promoção da adesão à terapêutica e serviço de enfermagem.

O leque de produtos de dermocosmética, ortopedia, saúde familiar e bebé/mamã é variado e segue as últimas tendências.

Também os animais não são esquecidos na Farmácia Moderna. A nível de serviço veterinário há uma parceria com médicos veterinários que estão 24 horas disponíveis via telefone, gratuitamente, para ajudar as pessoas a tratar dos seus animais ou encaminhar para consulta quando há necessidade.

Além destes serviços, esta farmácia assume um papel importante na comunidade. Fazem ações na escola, recebem os alunos e realizam workshops. Exemplo de uma ação foi a primeira caminhada organizada, que foi um sucesso! Foram cerca de 300 as pessoas que participaram e o valor reverteu totalmente em benefício dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, do agrupamento de Freixo.

Sempre a pensar mais à frente, houve um aumento na farmácia e criaram-se gabinetes a considerar o futuro. “A farmácia comunitária vai passar a ter mais serviços, as leis estão a sair regularmente. A evolução do nosso setor é muito grande. A farmácia em Portugal é um exemplo para o mundo. Caracteriza-se por uma elevada disponibilidade, acessibilidade e reconhecida competência dos seus profissionais, pelo que o futuro vai passar por mais serviços e programas de saúde pública com uma maior integração na rede de cuidados de saúde primários”, terminam.

You may also like...