A paixão pelo trabalho como força inspiradora

Nelma Fernandes, Empresária

Nelma Fernandes é uma mulher que inspira pela força, coragem e determinação de avançar com as causas em que acredita, mas também pela bondade e compreensão para com o outro. Em entrevista à Business Portugal, destaca os vários papéis que desempenha e a paixão que coloca em tudo o que faz. 

Mulher, mãe, empresária, gestora, investidora, CEO e fundadora da Win Coach Academy, Vice-Presidente da FME CE CPLP. Quais as palavras que definem a sua essência? Que valores norteiam o seu caminho?  

Persistência, responsabilidade e disciplina, são as palavras que me definem. Os valores podem alterar de prioridade em sintonia com o nosso próprio crescimento. 

Na verdade, são características e comportamentos que nos suportam no momento de tomada de decisões. Linhas mestras que são importantes para cada um de nós. No meu caso, os que melhor me caracterizam são a coragem de avançar com as causas que acredito independentemente dos obstáculos que possam surgir, a determinação, o valor da bondade e também da compreensão para com o outro. A eleger os mais marcantes, seriam estes.

“Persistência, responsabilidade e disciplina, são as palavras que me definem. Os valores

podem alterar de prioridade em sintonia com o nosso próprio crescimento”

 

Assume ter um fascínio especial pela “caixinha” comportamental humana. Foi este desejo de perceber as motivações e emoções que impulsionam atitudes, comportamentos e ações que a levou a criar a Win Coach? 

Realmente, sou muito curiosa nessas matérias e tenho um grande fascínio na área comportamental humana. Dedico tempo a observar e analisar comportamentos. Na verdade, são dois os motivos que me levaram a estruturar a Win Coach. Primeiro, o gosto pelo capital humano, a certeza de que com ferramentas certas é possível extrair o melhor que cada um de nós tem para oferecer, segundo a pura necessidade que, cada vez mais, empresas e entidades sofrem por falta de talentos, em grande maioria, porque é difícil olhar para um colaborador e analisar o seu perfil para além do óbvio.

A Win Coach foi fundada em 2015 e agrega conhecimento com mais de 25 anos de experiência profissional. Potenciar talentos e obter resultados de excelência é o vetor essencial e a base da vossa atuação? 

Sem dúvida que sim. Capacitar e munir as empresas e gestores de instrumentos que lhes permite fazer crescer e evoluir as suas pessoas. Incutir a ideia de que o compromisso de parte a parte, o envolvimento, clareza na orientação, formação, são fatores fundamentais para se vestir a camisola.

 

A Win Coach Academy and Business presta serviços nas áreas de Coaching Executivo, Empresarial, Desenvolvimento Expansão e Internacionalização de Empresas. Quais as mais-valias destes segmentos para os indivíduos e para as empresas? 

Essencialmente, potenciar um crescimento sustentado, tanto para as empresas, bem como para os colaboradores. A base de qualquer empresa são a definição dos seus alicerces, a sua espinha dorsal, o seu planeamento com uma visão a médio longo prazo, no entanto, com uma forte capacidade de adaptação ao ritmo e mudanças constantes. Se a esta primeira parte somarmos o capital humano capaz, o resultado certamente vai ser positivo. 

Costumo dizer que o foco deve estar direcionado na transformação de cada colaborador num Humano com Recursos. Os Humanos com Recursos conseguem estar à altura dos desafios. Com estes dois pilares bem assentes, abrem-se oportunidades, ao nível da expansão e até internacionalização na busca de novos mercados e consumidores. Hoje, o palco comercial é o mundo. Conseguimos rapidamente analisar perfis de consumidores e ajustar uma oferta satisfatória e de qualidade. A concorrência empresarial está fortíssima, consistente e sobra pouco espaço para amadorismos. O preço de um mau serviço é muito elevado. 

 

“A verdade é que todos nós somos modelo em algo 

e inspiramo-nos uns nos outros”

A Nelma defende e acredita que um dos maiores recursos das empresas é, sem dúvida alguma, o seu capital humano. Capacitar um colaborador é ter ferramentas necessárias para extrair o melhor que ele tem para oferecer? Investir na melhor versão de cada indivíduo traduz-se num resultado exponencial para as organizações? 

Na minha opinião sim, até porque tudo se resume às pessoas. O resultado das empresas e das instituições é conseguido pela capacidade, perspicácia e desempenho dos que lá trabalham. Do seu talento individual, mas acima de tudo, do que conseguem engajar no coletivo. Dentro das empresas o pensamento eficaz, é numa vertente comum e não individual. As empresas devem investir forte nos seus quadros. O processo de seleção deve ser lento, com várias etapas para minorar os riscos, o acolhimento deve ser de excelência, o apoio, a formação, a autonomia e o feedback, devem ser assegurados. 

Perante todas estas premissas se os resultados não forem visíveis, então o processo de corte de vínculo laboral deve acontecer rapidamente. O lema é contratar lentamente e despedir rapidamente. 

 

É regularmente convidada como Keynote Speaker em inúmeros congressos de Coaching e Liderança Inspiracional. A partilha com o outro assume importância para a sua realização pessoal e profissional? 

Sou mulher de partilhas. Para mim o ganho, o crescimento, até mesmo o sucesso, tem por base a partilha. Evoluímos na partilha e troca constante de experiências. 

Dentro da Federação de Mulheres Empresárias da CE-CPLP, apoiam e alavancam o negócio no feminino. Em concreto, que trabalho é desenvolvido? Como analisa o crescimento e desenvolvimento do empreendedorismo feminino? 

Essencialmente, apoiamos o tecido empresarial. Seja pela via da capacitação, contatos com os pares, na legislação, na procura de novos mercados, nos pequenos ou grandes negócios. No geral, nas vertentes que contribuem para o crescimento económico da nossa comunidade e, obviamente, alargar o número de mulheres a afirmarem-se no universo empresarial. 

O ano de 2021 foi, sobretudo, um ano de desafios, nomeadamente no mundo empresarial. Como empresária, quais são para si, as palavras-chave para o sucesso de uma empresa? 

Tempos de grande instabilidade, principalmente, perante o desconhecido e incontrolável. Gerador de um pico elevado de ansiedade. Mesmo empresas com uma boa base, estruturadas sentiram o grande efeito da pandemia. 

Na minha opinião, o fator diferenciador perante este cenário foram empresas que rapidamente no meio do mar revolto, definiram novas rotas e substituíram o choque e a paralisação wpor busca de soluções de sobrevivência. À semelhança do que fizemos e apoiamos as empresas com quem trabalhamos a adotar e implementar. A criatividade e a reinvenção são as palavras de ordem num olhar atento às mudanças constantes de procura e oferta.  

“Não me canso  de dizer que o sucesso não é uma medalha única

para a vida, mas sim um conjunto de várias conquistas”

 

Em entrevista anterior, revelou que trabalha, diariamente, para a sua felicidade e crescimento pessoal e para superar as metas por si impostas. Que objetivos e ambições desenhou para 2022? 

A minha felicidade, o sorriso estampado no rosto são a minha força. Vivo os meus dias de forma intensa, tanto no trabalho como nos momentos em família e de lazer. Aprendi há muito que o momento que realmente conta, é o agora. A paixão pelo meu trabalho e por tudo o que faço permite uma leveza tal que, à vista de terceiros, parece ser tudo muito mais fácil. Apesar de, para chegarmos a este patamar, existiu e sempre vai existir muito trabalho e dedicação. Com o meu lado multifacetado são os vários projetos para 2022. Alargar o leque de atuação noutras áreas. Temos a Portugal Legal, uma empresa do grupo que se dedica à legalização de pessoas no território nacional, na obtenção de vistos de entrada em algumas geografias, apoiamos na legalização de vários processos, simplificamos a lei, cumprindo-a. 

A Livesoccer que é uma empresa na área do futebol e agenciamento de jogadores e profissionais do ramo, com um grande desempenho a nível nacional e internacional. A mais recente aposta ligada à saúde capilar. 2022 certamente será um ano de muito trabalho e grandes oportunidades. 

 

Com provas dadas enquanto empresária, desde cadeia de lojas de uma multinacional, hotelaria, restauração, formação, compra e venda de ativos entre outros, acumula pelo menos cinco pós-graduações na área da gestão feitas na Católica Lisbon Business Economics e a somar a tudo isto, várias especializações na área comportamental humana. Qual das áreas aprecia mais? A empresarial ou o fascínio pelo comportamento humano?

Tenho o privilégio de não ser obrigada a escolher. A minha veia é, sem dúvida alguma, empresarial. Tenho também o fascínio do relacionamento saudável de uma boa negociação e na construção de estratégias de negócios. 

A outra vertente encaixa que nem uma luva. Porque ter essa base e algum conhecimento da área comportamental permite sempre ter uma visão muito além do que nos querem mostrar e do óbvio. No fim da linha, como disse anteriormente, tudo se resume a pessoas. 

A Nelma Fernandes é uma mulher que inspira pela força, determinação e atitude. Sendo um modelo a seguir, que mensagem gostaria de deixar a todas as mulheres que lutam para chegar ao topo e conseguir um rumo de sucesso?  

A verdade é que todos nós somos modelo em algo e inspiramo-nos uns nos outros. Não me canso de dizer que o sucesso não é uma medalha única para a vida, mas sim um conjunto de várias conquistas. Essa relação de conquistas e, igualmente, a competência em nada têm a ver com o género. Ninguém tem mérito, ao longo da sua vida, por nascer menina ou menino. O mérito tem outras características tais como: trabalho árduo, dedicação, empenho, capacidade, persistência, maturidade, responsabilidade, disciplina, entre outras. 

Na minha opinião, para alcançar o equilíbrio entre o número de mulheres e homens nos lugares de decisão, temos de abandonar rapidamente o papel de vítimas, da parte fraca e focarmo-nos na determinação de arregaçar as mangas e começar a concorrer igualmente para lugares de topo. Desde que estejamos, obviamente, preparadas para os desafios propostos. Temos variadíssimos exemplos de sucesso de grandes mulheres. Diariamente surgem novos. Temos sim, em conjunto, de trabalhar à mudança de mentalidades, de forma inclusiva e de parceria. Essa mudança inicia na educação, no apoio mútuo. Darmos voz às nossas pretensões. Só dessa forma, vamos caminhar para um equilíbrio que é fundamental para o planeta. 

You may also like...