A marca que nos acompanha “do Berço à idade de Reforma”

Há 22 anos presente em Portugal, a UHU foi galardoada nos “Prémios Escola do consumidor 2021” na categoria “Anti Bolores”, resultado sobretudo de uma excelente comunicação com o público como nos garante José Luís Raposo, General Manager, em entrevista à Revista Business Portugal.

79,10% dos consumidores garantiram a vitória da UHU nos “Prémios Escolha do Consumidor 2021”, na categoria “Anti Bolores”. Ter consumidores satisfeitos e que recomendem os vossos produtos é resultado da constante inovação?

Na realidade já é o segundo ano consecutivo em que alcançamos este prémio. Não poderemos afirmar que será só o resultado da inovação e qualidade do próprio produto, mas também da sua comunicação. Normalmente preocupamo-nos em implementar uma comunicação 360º (utilizando media, redes sociais, ponto de venda, equipe comercial). Poderemos ter produtos muito inovadores e com qualidade, mas se a informação não chega ao Consumidor terão pouco sucesso. Terá mais sucesso um produto menos inovador, mas mais eficientemente comunicado. E aqui a capacidade de distribuição que alcançamos nos dias de hoje também conta. E recordo que só lançamos este produto no mercado há cerca de sete anos, existindo na altura já muitos outros idênticos no mercado. Foi um caminho relativamente rápido, mas muito bem feito.

We Care”, sela o compromisso com a sustentabilidade do Bolton Group e ao qual a UHU não fica indiferente. Ouvir os consumidores e fornecer-lhes produtos cada vez mais sustentáveis foi decisivo para o prémio, uma vez que a sustentabilidade é uma das grandes temáticas da atualidade?

A Sustentabilidade é um atributo que todas as empresas deverão procurar. É uma necessidade premente e eu diria até uma obrigação nos tempos atuais e para os futuros. E a sustentabilidade não está só na fabricação e atributos do produto. Ela deverá estar presente no dia a dia de todos nós. Todos deveremos economizar recursos, criar menos desperdício e recuperar sempre que possível. Neste ponto também acabamos de dar o exemplo implementando no mercado uma “Campanha de Reparação”, ajudando os Consumidores a reparar e recuperar todo o tipo de objetos e utensílios via colagem, ao invés de deitar fora e comprar novo.  

O vosso trabalho vai muito além da criação de produtos, trabalham também para comunidade com projetos que apoiam a investigação científica, o ambiente e a cultura. É esse o diferenciador da marca, aproveitar o potencial dos produtos e alargá-lo para outras áreas?

Também é, sem dúvida. Apoiamos e patrocinamos o projeto “Eco Escolas” há vários anos, o que consideramos muito importante e do qual nos orgulhamos. É nas escolas que o futuro se começa a desenhar. Serão os Consumidores e construtores do Mundo futuro.

A gama de produtos ReNATURE da UHU foi premiada como Green Brand 2020/2021 tendo-lhe sido oficialmente atribuído o rótulo de Green Brand. Quais os pontos fortes dos vossos produtos que vos tornam um player de referência?

Sempre foi nossa preocupação evitar a utilização de substâncias nocivas para o ser humano ou ambiente na sua composição. A marca UHU terá de estar sempre associada a produtos seguros, de qualidade e fáceis de utilizar. O que nem sempre será fácil porque vendemos e produzimos produtos químicos.

Concretamente neste produto fomos mais longe e desenvolvemos um produto ecológico em que a embalagem é de bioplástico feita de cana do açúcar. Além disso a cola é feita de ingredientes naturais provenientes do amido duma batata especial. E as caixas de transporte são naturalmente de cartão reciclado (como já são em todos os produtos) 

Pessoas de todas as idades e nas mais variadas situações de vida e profissionais conhecem a UHU e começaram a usar a marca desde a infância. É também uma das vossas prioridades no futuro a promoção da educação escolar, através, por exemplo, do programa “We care for children education”?

Costumamos dizer que os nossos produtos acompanham as pessoas “do Berço à idade de Reforma”. A promoção da educação escolar de algum modo já a fazemos ativamente há muitos anos. Apoiamos bastante os Professores nas suas atividades de Educação visual e Trabalhos Manuais (Expressões Artísticas e Físico-Motoras). Há muito que estamos presentes nessa área desenvolvendo trabalhos e métodos criativos em segurança. Não nos limitamos à promoção dos produtos por si só.

Um programa mais alargado e genérico do tipo “we care for children education” tem sido desenvolvido e sustentado pelo Bolton Group (o Grupo ao qual pertencemos).

De qualquer dos modos é com bastante frequência que ajudamos escolas com alunos mais desfavorecidos através da oferta de produtos. E aqui a UHU em Portugal inclusive tem ajudado algumas escolas nos PALOPS, particularmente em Moçambique.   

You may also like...