“A liderança é assente em (re)conhecimento, inovação, confiança e ética”

Isabel Cipriano, Diretora Executiva e Vice-presidente

Isabel Cipriano é Diretora Executiva e Vice-presidente na APOTEC, assumindo a coordenação e dotação da Associação de meios e processos tecnológicos, bem como a criação de uma maior aproximação com os Associados, através de uma melhoria na adequação de soluções formativas, comunicacionais e digitais.

Quem é Isabel Cipriano? O que a inspira e motiva diariamente enquanto mulher e profissional? Como consegue criar um equilíbrio entre a esfera pessoal, social e profissional?

Acredito que a melhor forma de motivação e desenvolvimento venha dos exemplos de competência e ética, de como agimos, do modo como nos relacionamos, para a melhoria contínua enquanto pessoas, refletindo-se também na profissão e em sociedade. Procura-se não descurar as responsabilidades profissionais, os amigos e a família. A dedicação e a exigência são os mesmos. E, por vezes, conseguimos espaço para voluntariado e para novos projetos. Como nos disse Fernando Pessoa, “duas coisas só me deu o destino: uns livros de contabilidade e o dom de sonhar”.

Que cunho imprime enquanto líder nesta organização e como começou este desafio na APOTEC para si? Em que valores assenta a sua liderança enquanto Diretora Executiva e  Vice-presidente?

Vim para a APOTEC em 2000, a convite do presidente Manuel Patuleia (que faleceu em agosto último) para assumir a coordenação e dotar a associação de meios e processos tecnológicos, superar as dificuldades administrativas e criar uma maior aproximação com os Associados, através de uma melhoria na adequação de soluções formativas, comunicacionais e digitais. Na APOTEC temos o lema de que a competência se demonstra com os conhecimentos que se evidenciam e não com os diplomas que se apresenta. A liderança é assente em (re)conhecimento, inovação, confiança e ética.

Que análise faz do sector da contabilidade e do trabalho desenvolvido pela APOTEC na representação e defesa dos interesses técnicos, profissionais, deontológicos e culturais dos seus associados?

A contabilidade é uma parte vital das organizações, potenciando uma evolução do modelo operacional da empresa, no sentido de criar e diversificar novos serviços, acrescentado assim valor, e isso obriga-nos, a nós Associações, a dotar e formar estes profissionais para o futuro, que exige, cada vez mais, a execução de uma abordagem abrangente e integrada, aliada de conhecimento, tecnologia, competências e comportamentos éticos necessários para um ambiente sempre em (r)evolução.

Em relação ao futuro, o que podemos antever da ação e da valorização profissional dos contabilistas, assim como da Associação, tendo em conta o atual contexto económico? Que mensagem gostaria de deixar para 2022?

A formação profissional como criação de valor é o objetivo por excelência, onde o digital é essencial. 

O binómio emocional/tecnológico tem cada vez mais relevância nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, tanto profissionais como organizacionais. A APOTEC Academia é uma plataforma de formação digital, que tem potenciado a transmissão, partilha e crescimento profissional, com o uso de ferramentas digitais para a mobilização de conhecimentos, aptidões e atitudes, com uma melhor gestão de tempo e recursos. É vital para a sociedade e para as decisões estratégicas do país, a capacitação de profissionais que aportem valor, rentabilidade às organizações, sejam em entidades públicas ou empresas privadas, num mundo cada vez mais digital. Para além das condições tecnológicas, é necessário conhecimento e condições adequadas. A APOTEC celebra 45 anos em 2022! Comprometemo-nos a inovar, desenvolver e apoiar sempre os Associados, incrementando o livre associativismo, a contabilidade e todos os seus profissionais.

 

You may also like...