A bolsa de cargas atual e de futuro

Em entrevista à Revista Business Portugal, Verónica Rodríguez, brand and communications manager da Wtansnet, mostra que empresas como a que representa ocupam uma posição privilegiada para enfrentar este novo paradigma, por cedo percecionarem que a tecnologia é facilitadora de trabalho.

 

Verónica Rodriguez, brand and communications manager

Como é que a Wtransnet está a encarar os novos desafios impostos? O facto de terem uma experiência de mais de 20 anos e serem líderes na Península Ibérica mostrou-se uma vantagem, no panorama atual?

A crise provocada pelo coronavírus realçou a necessidade de avançar no processo de digitalização do transporte rodoviário. Um novo panorama em que as bolsas de cargas, como a Wtransnet, se afirmam como sendo indispensáveis.

Enquanto o mundo desperta, apesar dos ressaltos e do pesadelo provocado pelo coronavírus, o transporte rodoviário de mercadorias prossegue sem parar, à semelhança do que aconteceu nos momentos mais difíceis da pandemia.

No entanto, a experiência vivida durante estes meses serviu para revelar a necessidade de avançar no processo de digitalização do sector. Esta questão já havia sido abordada antes da crise, mas tendo em conta as circunstâncias, será seguramente acelerada. Uma viagem que nos transporta do mundo analógico para o digital, em que as bolsas de cargas têm muito a dizer.

Perante a crise, as empresas de transporte tiveram de oferecer uma maior capacidade de resposta. Plataformas como a Wtransnet, a bolsa de cargas e camiões líder na Península Ibérica, permitem não só trabalhar com maior eficiência, como também antecipar-se ao futuro. Um papel que foi chave durante a pandemia provocada pelo coronavírus, contribuindo para que a Supply Chain fornecesse uma resposta rápida, e que é a sua razão de ser desde o lançamento no mercado em 1996: melhorar a eficiência das empresas de transporte através da colaboração, sendo que deste modo as transportadoras evitam realizar quilómetros sem carga, rentabilizando as viagens e reduzindo a contaminação.

Através da sua bolsa de cargas e dos seus serviços de apoio ao negócio, a Wtransnet ajudou os transportadores a solucionar problemas de falta de cargas e camiões em tempo real. Em tempos de incerteza, como aquele que vivemos, fica demonstrado que fazer parte de uma comunidade segura de profissionais do sector ajuda a potenciar a colaboração e a proatividade.

 

Que benefícios garantem a quem trabalha com a vossa plataforma?

A solução oferecida pelo Grupo Alpega, de que faz parte a Wtransnet, com as suas três bolsas de cargas (123Cargo, Teleroute e Wtransnet), é muito simples: criámos uma rede de colaboração de transporte na Europa, em que partilhamos informações on-line de empresas que têm percursos diários para um destino e apresentámo-las a outras empresas que, se estiverem a trabalhar no percurso inverso, podem ser contactadas para otimizar as respetivas viagens. O acesso em tempo real a estas informações permite tomar melhores decisões e contar com alternativas para a contratação.

O funcionamento é muito simples: o utilizador publica a sua oferta de carga e encontra ao segundo camião disponível para o percurso desejado, uma vez que o nosso sistema de matching automático relaciona, em tempo real, a oferta e a procura de veículos, avisando-o de uma nova coincidência. Assim, os clientes da Wtransnet têm atualmente acesso a 200 000 ofertas diárias em toda a Europa e a um expositor com mais de 70 000 profissionais de transporte de confiança.

Além de reunirmos as capacidades quotidianas das empresas de transporte, somos a única plataforma que oferece uma garantia de pagamento, graças ao acordo com a Coface, o líder mundial em seguros de crédito. Este serviço único garante aos transportadores a cobrança das suas faturas, que podem contratar de forma individual e comodamente a partir da plataforma, permitindo-lhes fixar os preços dos seus serviços de forma mais competitiva e eficaz para reduzir custos.

Outro valor adicional que oferecemos aos nossos clientes e que nos distingue de outros competidores é o serviço de informação de empresa, através do qual, a pedido dos nossos utilizadores, fornecemos informações de outros parceiros em qualquer uma das três bolsas de cargas do grupo (123Cargo, Teleroute e Wtransnet) sobre o seu histórico e comportamento. Este é um dos serviços mais valorizados pelos nossos clientes, pois permite-lhes iniciar novas colaborações com total tranquilidade.

Gostaríamos também de destacar o nosso Departamento de Mediação, que ajuda os clientes a cobrar as suas faturas com uma taxa de sucesso de 95 por cento. Em caso de não pagamento de uma fatura, o incidente é registado e o nosso serviço de mediação atua para resolver o conflito entre as empresas envolvidas. Para dar um exemplo, o acesso da empresa ao nosso sistema é bloqueado em caso de atraso de pagamento como medida preventiva até que o problema seja resolvido e é controlado para garantir que não ocorram mais atrasos no pagamento. Se a empresa não corrigir o comportamento, poderiam ser tomadas outras medidas que, em caso de reincidência, levariam a que a empresa fosse expulsa da comunidade.

Mas dentro da bolsa de cargas da Wtransnet, o usuário, pode encontrar outros serviços complementários que vão mais além da operativa diária da contratação. Serviços que, sendo um usuário ativo dentro da comunidade, facilitam adicionalmente à gestão diária de forma mais eficiente, o construírem a rede de colaboração que falávamos ao início.

O pesquisador de associados, a bolsa de rotas fixas, a lista branca de empresas, que pagam com prazos de pagamento inferiores aos estipulados legalmente, o meeting point, onde anunciamos as empresas que se incorporaram à plataforma, o pesquisador internacional, eventos de networking… Todos, serviços que contribuem para criar relações a longo prazo e que constituem uma parte muito importante da atividade das empresas que formam parte da Wtransnet.

 

Assumem-se como uma comunidade de transportes segura, que promove ambientes de confiança. Estas garantias, mais do que nunca, cimentam a vossa força no mercado global e marcam a diferença no serviço por vós prestado?

O valor diferencial da Wtransnet é, sem dúvida, a sua aposta pela qualidade, promovendo um ambiente de máxima segurança e confiança. Além de oferecer uma tecnologia própria, com inovação constante para adaptar-se às necessidades do sector e dos seus clientes, é a primeira e única bolsa de cargas que conta com garantia de pagamento.

A Wtransnet responsabilizou-se desde o primeiro dia que à sua plataforma apenas acederiam empresas sérias e solventes à sua plataforma. Daí o objetivo de criar um ambiente de trabalho seguro, no qual operar a nível europeu, desenvolveu uma política de qualidade muito restrita que permite dotar a comunidade de uma maior segurança. O Sistema QAP (Quality Assurance Policy) é a nossa principal garantia de segurança e pela qual a Wtransnet apostou desde o início. O seu objetivo não se limita a filtrar a entrada de novas empresas, mas também monitorizar, de forma contínua, o seu comportamento de acordo com as normas aceites no momento da contratação. Como dado significativo, podemos dizer que de cada dez solicitações de adesão, apenas foram aceites três por não superar o QAP.

 

Podemos esperar que a Wtransnet continue o caminho da inovação, proporcionando soluções tecnológicas eficazes e personalizadas para cada cliente?

Ao dia de hoje, o português representa para a Wtransnet um mercado estratégico, no qual, apesar de sermos líderes, temos uma grande oportunidade de crescimento, tanto em número de empresas associadas como também através dos nossos serviços. Queremos ser a bolsa de cargas de Portugal e continuar a aportar às empresas portuguesas soluções para a melhoria de sua rentabilidade e eficiência.

O futuro reserva uma tecnologia capaz de comunicar entre si, integrada para facilitar ao utilizador a respetiva adoção e utilização. Assim, estamos convictos de que as bolsas de cargas estarão cada vez mais vinculadas aos Sistemas de Gestão de Transportes (TMS). O Big Data será capaz de prever as tendências do mercado a curto prazo, com base na utilização da nossa plataforma, permitindo às empresas de transporte prever a respetiva capacidade e a necessidade de subcontratação de prestadores de serviços.

Neste processo de absorção tecnológica e de digitalização, serão também implantadas, de forma definitiva, realidades como a eCMR e outros mecanismos que dificilmente voltarão ao ponto de partida. Tudo o que está relacionado com a interação pessoal e as relações laborais assumirá um cariz assumidamente digital, devendo adaptar-se na íntegra a todas as vertentes desta nova mudança, situação em que a Wtransnet se baseia há anos, com uma plataforma perfeitamente ajustada às solicitações impostas pelo mundo pós-Covid-19. Sempre percecionamos a tecnologia como facilitadora de trabalho, pelo que agora ocupamos uma posição privilegiada para enfrentar a nova realidade.

 

www.wtransnet.com

You may also like...