Câmara Municipal de Gavião: Um Alentejo diferente

O Município de Gavião celebra, durante o ano de 2019, o 500.º aniversário de existência. A Revista Business Portugal esteve à conversa com José Pio, presidente do município, para conhecer um pouco mais sobre esta terra alentejana e de que forma vai ser festejado o Foral.

Com quatro freguesias – Belver, Comenda, Margem e União das Freguesias de Gavião e Atalaia, a região é vista como um “Alentejo diferente” por todos aqueles que lá vivem. A uma curta distância da capital do país, com a A23 por perto e todas as acessibilidades facilitadas, Gavião abre as suas portas a todos aqueles que o queiram visitar. José Pio, Presidente do Município, fala da sua terra com a maior das paixões revelando o que de melhor existe. “Nós temos paisagens fantásticas, ótimas para o turismo. Belver é uma das nossas freguesias que mais potencial tem nesse sentido, fizemos uma aposta na praia fluvial do Alamal, na Ribeira da Venda, no Museu das Mantas e das Tapeçarias e no Museu do Sabão – que é o único em Portugal e criamos percursos pedestres em todas as freguesias”, descreve.
O autarca conta que as suas freguesias são tão diferentes umas das outras, que o trabalho que têm feito para dinamizar as localidades e as suas potencialidades não tem sido igual. “Apostamos de forma diferente, em cada freguesia, para que o melhor que existe em cada sítio seja o que salta à vista e possa ser falado por todos. Com espaços de lazer, cultura e desportivos, temos feito um trabalho realmente diferenciador nesse sentido”, conta.
Como qualquer região interior do país, Gavião também é afetado pelo problema da desertificação e da redução de população, mas José Pio garante que “não existe desemprego” na sua terra, muito pelo contrário, existe “falta de mão-de-obra para certos trabalhos”. O município tem tentado, dentro das suas possibilidades e ao longo dos anos, criar processos e sistemas de ajuda para que se combata o problema do abandono das terras do interior. “Nós fazemos o que podemos e estamos sempre prontos a receber pessoas e empresas novas, que venham dar ainda mais vida à nossa região”.

Os 500 anos de Gavião

Passaram 500 anos desde que, a 23 de novembro de 1519, D. Manuel I fez a outorga do foral a Gavião e, a partir daí, foi considerado município. Não há melhor razão para que se festeje esta data tão importante, não só durante o mês de novembro, mas também durante todo o ano. O autarca explica que as festividades começaram desde o 499.º aniversário com alguns eventos pontuais, mas é durante o próximo mês que as celebrações terão mais impacto na terra.
“O mês de novembro está planeado com as mais variadas atividades, nas mais diversas áreas. Posso já adiantar que vão existir várias teatralizações do momento do Foral. Vamos ter uma missa com o Bispo de Portalegre e de Castelo Branco, e também, várias sessões de cinema que trarão os filmes que estão a estrear, aqui, para todos poderem assistir. Vamos ter vários espetáculos musicais com algumas bandas do concelho, um deles muito especial, em que o Luís Represas vem acompanhar o nosso Orfeão num espetáculo. Criámos uma dinâmica muito grande à volta deste mês”, refere José Pio, autarca de Gavião.
Além de todas estas atividades, o Município de Gavião aliou-se a causas solidárias como o “mês rosa” pela Luta Contra o Cancro da Mama onde, juntos, angariam fundos para os Bombeiros Voluntários de Gavião, que sofreram uma mudança recente. “É importante aliarmo-nos a estas causas também. Sabemos que o cancro da mama afeta, cada vez mais, mulheres e homens. Quanto aos nossos bombeiros, temos uma equipa excecional, que é capaz de antever e de se antecipar a qualquer situação. Merecem todo o apoio que lhe possamos dar”, confidencia o presidente do município.
Com as festividades a começar no dia 1 de novembro, as várias atividades vão prolongar-se até ao dia 24, onde será feita uma sessão de encerramento com algumas surpresas. “Está tudo planeado ao pormenor. Queremos não só celebrar esta data, como também festejar aos nossos habitantes, trabalhadores e quem faz desta terra o que ela é. Isso é que é o mais importante”, afirma José Pio.

O futuro


Se José Pio pudesse descrever Gavião em três palavras seriam: aliciante, porque considera Gavião “um município de oportunidades”, por ter uma localização muito boa e por ter muito para oferecer; motivante, por oferecer uma qualidade de vida diferente de outras terras, por tudo aquilo que oferece e pelo que oferece aos que cá vivem, e não só; e, para terminar, futuro, devido a todo o trabalho que tem vindo a ser feito para criar e dar a conhecer Gavião aos que o desconhecem.
Para o futuro, o autarca deseja que o seu município continue a ser uma terra que se preocupa com o ambiente, trabalhando cada vez mais nesse sentido; um Município de gente miúda e crescida, mas, acima de tudo, que continue a ser vista como o “Alentejo diferente”.

You may also like...