Devolver a qualidade de vida

A We Care, Teach, Train é uma empresa de apoio domiciliário a pessoas dependentes com a missão de lhes devolver a dignidade de viver. Dão a cara a uma nova esperança e a uma nova vida. Entre os véus daquele que é um negócio distinto está um lado filantrópico – valorizar cada pessoa e a sua história. Fique a conhecer a empresa, que veio contribuir para melhorar a forma de envelhecer no Algarve.

 

A vida não espera, quando percebemos, lá se foram longos anos de dúvidas e inseguranças, os cabelos brancos ressurgem-se, as rugas salientam-se e as incapacidades elevam-se acima do próprio ego. Aquilo que parece poético e vago são apenas lições do tempo e da sua efemeridade. É precisamente neste sentido que surge a We Care, Teach, Train, uma empresa que presta serviço de apoio domiciliário a pessoas dependentes de todas as faixas etárias, com o intuito de devolver a autonomia e dignidade a quem prefere continuar a viver no conforto do seu lar. Entre esses serviços os de higiene e conforto, compras e refeições, companhia e acompanhamento ao exterior, ajudas técnicas e adaptações e apoio em cuidados de saúde, enfermagem e fisioterapia, entre outros.

A empresa nasceu em 2013, a cargo de Liliana Ferreira que, durante o período de tempo em que trabalhou em Inglaterra, foi construindo e idealizando um projeto capaz de valorizar e ajudar aqueles que, numa fase mais avançada das suas vidas, preferissem o bem-estar das suas casas. Partiu do papel para a prática e foi na procura de uma diretora técnica que conheceu Edite Reis que também tinha estado emigrada em Londres. Aquilo a que Liliana Ferreira nos designou de ‘química’ imediata entre as duas, pode muito bem ter sido o destino, que por qualquer razão as cruzou no mesmo caminho. Tratando-se dos enigmas do destino ou apenas de uma feliz coincidência, a verdade é que desde que se conheceram passaram a partilhar o objetivo de dar o seu melhor em prol do desenvolvimento da We Care, Teach, Train. De simpatia vincada e orgulhosas no trabalho realizado nos últimos anos, falaram-nos mais detalhadamente sobre este negócio tão distinto. “Acreditamos que com a nossa forma de trabalhar oferecemos às pessoas melhor qualidade de vida”, afirmou a diretora, dando o mote à conversa.

 

Serviço Personalizado

‘Não existem duas pessoas iguais’, é certamente uma expressão comum que explica a identidade única de cada um. Esse é o ponto de partida para dar a melhor resposta possível ao cliente. “Os serviços são personalizados à medida do que cada família precisa. O apoio prestado é desenhado mediante as necessidades de cada família” explicou Liliana. Edite completou, acrescentando a forma como avaliam cada cliente: “agendamos uma visita sem compromisso e fazemos uma avaliação do cliente e da família. Fazemos também a avaliação de risco e a necessidade de levar algum equipamento. Partilhamos o nosso conhecimento e fazemos algumas recomendações fruto da nossa experiência de trabalho que permitirá ajudar a família a lidar com uma nova realidade, isto tudo sem compromisso, mesmo que não contratem o nosso serviço”.

É da parte de Liliana Ferreira que vem o conhecimento da realidade inglesa ajudando na mediação para alcançar alguns apoios sociais, uma mais valia na ajuda a famílias estrangeiras, que também procuram este serviço.

Com um serviço humanizado, também a equipa é escolhida mediante as exigências de cada cliente: “avaliamos o perfil do nosso cliente e as suas necessidades e selecionamos o cuidador mais indicado para a situação. Temos de encontrar a pessoa certa para cada cliente. Cada situação requer uma atenção diferente”, explanou Liliana.

É precisamente na equipa que está uma das grandes valias da We Care, Teach, Train. Uma equipa formada pelas exigências técnicas e humanas capazes de permitir manter os parâmetros de qualidade dos serviços prestados. “Temos dificuldades em encontrar colaboradores com a vocação necessária para lidar com estas pessoas e por isso muitas vezes não conseguimos dar a resposta à procura que temos”, lamentou a diretora.

 

Valorizar as pessoas

Humanizar cada serviço e valorizar cada cliente: são estes os valores que diferenciam a We Care, Teach, Train. Com uma oferta diferenciada do apoio domiciliário dado por outras entidades, como nos contou Edite Reis: “por vezes, em muitas instituições, as pessoas são todas tratadas da mesma forma, sem ter em atenção à individualidade de cada um. É isto que vamos querer para nós quando formos mais velhos? Então temos de fazer melhor agora, por estas pessoas e por nós!

Nós queremos ver mais do que a pessoa doente, o que está por detrás, saber quem foi e procurar a história de cada um, os seus interesses e gostos, o que a faz sentir-se viva. Dar uma voz a estas pessoas e não deixar que sejam as limitações a falar mais alto. Há sempre oportunidade de lhes devolver poder de decisão e autonomia, dar-lhes a dignidade da escolha.

Se conseguirmos isto, temos a chave para trabalhar e conseguir mais e melhores resultados. Queremos que as pessoas voltem a ser elas próprias, e que sintam que mesmo na doença é possível estarem vivas, ativas e felizes. Acreditamos que é possível envelhecer melhor.”

 

 

You may also like...