145 anos de (Val)ouro

José António Santos, Administrador

Há 145 anos nascia o Grupo Valouro, assumindo-se hoje como o maior grupo do sector agroalimentar português e um dos maiores da Europa. Em entrevista à Revista Business Portugal, José António dos Santos, administrador, falou-nos de um ano atípico, onde não baixar os braços e descobrir novos mercados foi fundamental. 

 

O mundo viu nascer o Grupo Valouro em Lisboa, tendo-se, desde então, expandido pelo resto do país. Com mais de 40 empresas dos sectores do abate e transformação de aves, agricultura, distribuição e comércio alimentar, indústria de rações, multiplicação de aves, produção de energia, transportes, turismo e seguros, o grupo tem como principais áreas de negócio a avicultura e produção de rações, estando presente em vários países do mundo.

Como para tantas outras empresas, 2020 foi um ano “completamente atípico”, como começa por nos explicar José António dos Santos, no entanto, “mantivemos tudo aberto e continuamos a nossa caminhada”. Apesar de o Grupo Valouro ter verificado uma quebra em alguns sectores, noutros não se fez sentir um grande impacto, mas houve a necessidade de descobrir novos mercados e começar a exportar para outros países. “As vendas no mercado interno desceram muito, de maneira que tivemos de conquistar novos mercados para conseguir escoar os produtos, uma vez que a nossa capacidade de produção é de 220 milhões de ovos de incubação por ano.”

O Grupo Valouro acabou por conquistar novos mercados no Médio Oriente, África e Norte da Europa. “Apesar de estarmos a atravessar um problema à escala global, há países menos afetados e, no nosso caso, conseguimos conquistar algumas quotas de novos mercados, entrando neles com preços muito competitivos, no entanto, o nosso principal mercado continua a ser Portugal.”

Segundo o nosso entrevistado, que conta já 66 anos de experiência profissional, para se conseguir ultrapassar momentos de crise como o que vivemos, “em primeiro lugar, é importante que as empresas estejam bem orientadas e capitalizadas e em segundo, é importante que se saibam adaptar e mudem alguns mercados”.

 

 

Investimento contínuo na inovação

O Grupo Valouro tem acumulada uma grande experiência, tendo já passado por vários momentos bons e menos bons. Para prevalecer ao longo de mais de uma década no mercado, foi e continua a ser imprescindível imprimir sempre muito trabalho e muita dedicação em qualquer tarefa desempenhada. Mas o sucesso também se deve à aposta continua na inovação. “Desde que o grupo nasceu, o caminho percorrido foi o da inovação e foi por isso mesmo que ele cresceu ao nível que cresceu. Mesmo este ano não parámos o investimento, muito pelo contrário. Fizemos mais investimentos que mesmo que não se tornem produtivos este ano, serão produtivos no próximo”, explica-nos José António dos Santos.

Apesar de o futuro ser incerto, o nosso entrevistado reforça que é importante continuar o caminho do investimento e da inovação. “A empresa que não investe, morre”, assevera, não deixando de passar uma mensagem de força e coragem para toda a equipa e clientes do Grupo Valouro e uma mensagem de incentivo a outros empresários: “Tenham criatividade e façam o vosso melhor para resistirem, porque baixar os braços é o pior que se pode fazer”.

 

________

Morada: Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, nº126 – Vila Facaia

2565-642 Ramalhal

Contacto: (+351) 261 910 200 / (+351) 261 911 333

Email: geral@grupovalouro.pt

 www.grupovalouro.pt

You may also like...